/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Para ter votos em Chinaglia, governo promete liberar emendas a novatos, diz Cunha

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília - Deputados novatos relataram que o governo vem prometendo liberar emendas parlamentares para garantir o voto no petista Arlindo Chinaglia (SP), disse nesta quinta-feira, 29, o candidato do PMDB à presidência da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ).

Cunha afirmou que o PMDB só votará o Orçamento se os novos tiverem direito às emendas impositivas. "Só acredita nisso (promessa do governo) quem não conhece a Casa", disse o peemedebista.

Como o Orçamento de 2015 ainda não foi votado pelo Congresso, Cunha fez um acordo com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator do projeto, para incluir reserva orçamentária aos 224 deputados que não tiveram a oportunidade de encaminhar suas emendas no final do ano passado porque ainda não tinham mandato. "Queremos que todos os novos tenham direito ao orçamento impositivo", enfatizou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Se eleito no próximo domingo, Cunha disse que o primeiro item de sua pauta como presidente da Casa será a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo.

O peemedebista voltou a criticar a "interferência indevida" do Palácio do Planalto no processo eleitoral no Legislativo. Ele lembrou que o governo precisará de uma base aliada forte para aprovar os projetos de seu interesse. "Não é com ameaças e retaliações que você terá base para aprovar as medidas", comentou.

Para o deputado, falta "maturidade política" ao governo para compreender que a base aliada não opera na base da "ameaça". Como o voto é secreto, parlamentares pressionados tendem a trair, avaliou. "Quanto mais ameaça, mais os deputados ficam irritados", disse.

Sobre a formação de blocos, Cunha disse que esse é um movimento inevitável na Câmara e que acha difícil o Planalto conseguir barrar a iniciativa dos partidos. Liderado pelo PMDB, os líderes partidários estão articulando um megabloco com PP, PR, DEM, PSC, PRB, Solidariedade, PTB e o conjunto dos nanicos chamado de G10 (PHS, PtdoB, PSL, PMN, PTN, PRTB, PSDC, PRP, PTC e PEN).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.