/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Política

Aprendi na administração pública a fazer mais com menos, diz Simão

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília - Em um discurso mais ponderado do que o adotado pelo ex-ministro Jorge Hage, sobre os problemas de estrutura enfrentados pelo governo no combate à corrupção, o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão, considerou que as restrições orçamentárias do órgão não serão um problema em sua gestão.

Simão tomou posse na tarde desta sexta-feira, 02, no lugar de Hage, que ficou no cargo nos últimos 12 anos. "Aprendi muito na administração pública a fazer mais com menos. Nós vamos enfrentar um período de ajuste que é muito importante e que todo o governo tem contribuído", ressaltou Simão após a solenidade. "A CGU tem avançado muito. É fundamental que a gente continue com esse avanço, com investimentos em Tecnologia de Informação. Mas é fundamental que essa atuação seja preventiva, ou seja, que nós tenhamos, no processo decisório, critério de governança, de controle, de transparência", acrescentou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo ele, a Lei Anticorrupção, em vigor desde 2013, deve ser regulamentada via decreto ainda neste mês de janeiro. "O decreto é muito importante para as questões operacionais e para garantir simetria no processo de responsabilização de cada um dos órgãos. Ele está praticamente pronto e acredito que nos próximos dias consigamos aprová-lo", afirmou.

No discurso de posse, o novo ministro ressaltou também que a instituição será "implacável" contra os desvios ocorridos no âmbito da administração federal. Na avaliação dele, o tema de combate à corrupção foi inserido na agenda pública de forma "irreversível". "Como disse a presidente, temos que defender as nossas empresas de predadores e inimigos. As estruturas de governança e de compliance devem sim ser criadas e aprimoradas, funcionando em articulação com as ferramentas de auditoria e investigação", afirmou Valdir Simão.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.