Meia tonelada de droga é apreendida e suspeitos de ligação com o PCC são presos no ES
Segundo a Polícia Militar, a droga estava sendo preparada para ser transportada por via marítima, do Brasil para a Espanha
Meia tonelada de cocaína foi apreendida na manhã desta terça-feira (7), durante uma operação conjunta no Espírito Santo. Segundo a polícia, três pessoas que podem ter ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, foram presas em flagrante.
A Operação Solis foi comandada pelo Ministério Público do Espírito Santo, que contou com apoio do Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime organizado, o Gaeco, da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.
Os policiais apreenderam mais de 500 quilos de cloridrato de cocaína nos bairros Morada do Sol e Santa Paula, em Vila Velha. Segundo a polícia, um dos suspeitos ofereceu R$ 1 milhão para não ser preso.
Eles chegaram até a residência quando foram cumprir mandados de busca e apreensão. Na casa, três pessoas acabaram presas em flagrante e foram levadas para a sede da Polícia Federal.
Segundo a Polícia Militar, a droga estava sendo preparada para ser transportada por via marítima, do Brasil para a Espanha. O prejuízo financeiro impactado sobre os criminosos é estimado em R$ 130 milhões.
CRIMES INVESTIGADOS
O objetivo da ação é apurar o tráfico de drogas por integrantes da organização criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC) em cidades dos Estados de São Paulo e Espírito Santo.
Os presos em flagrante poderão ser responsabilizados pelos crimes de Tráfico e de Associação para Tráfico de Drogas (Art. 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006) com penas que combinadas podem chegar a 25 (vinte e cinco) anos de prisão.
Tráfico de Drogas
Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:
Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.
Associação para o Tráfico de Drogas
Art. 35. Associarem-se duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e § 1º, e 34 desta Lei:
Pena - reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.200 (mil e duzentos) dias-multa