/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Vigilante preso após invadir a casa da ex já havia mandado áudios ameaçando incendiar o imóvel

José Augusto Ferreira de Jesus também ameaçava matar o atual companheiro da vítima. Ele foi preso em flagrante na madrugada desta segunda-feira

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução
José Augusto Ferreira de Jesus teria mandado áudios para a vítima fazendo diversas ameaças
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O vigilante José Augusto Ferreira de Jesus, de 49 anos, preso suspeito de invadir a casa da ex-companheira e ameaçar incendiar o local, no bairro Nova América, em Vila Velha, teria mandado alguns áudios para o celular da vítima, avisando que praticaria a ação. Nos áudios, José Augusto ameaça atear fogo à residência e matar o atual companheiro da ex.

"Ele estava já ameaçando pelos áudios, de lá da casa dele. Que ia descer, botar fogo na casa, ia queimar todo mundo. E mandava eu sair da casa, porque ele ia botar fogo. Na mente dele, comigo ele não queria fazer nada. Ele quer que eu volte para a casa dele, morar com ele, ser esposa dele", contou a vítima.

Na madrugada desta segunda-feira (16), o vigilante cumpriu as ameaças e foi até a casa onde vive atualmente a ex-mulher, uma diarista de 56 anos. Segundo testemunhas, além de ameaçar incendiar o imóvel, que pertence à atual sogra da vítima, o suspeito ameaçou de morte o atual companheiro dela.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Vizinhos perceberam o fato e agrediram o homem. O carro dele também foi danificado. O suspeito foi detido pela Polícia Militar e levado para o Plantão Especializado da Mulher (PEM), em Vitória.

A diarista conversou com a equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV, na tarde desta segunda. Ela contou que viveu 29 anos com o suspeito e que, desde o início, o relacionamento foi marcado pela violência.

"Tinham uns momentos bons, mas no outro dia já quebrava tudo quando chegava em casa. Quebrava vasilha, jogava comida no chão. Então nesses 29 anos a minha vida foi muito perturbada. Ele agredia, dava soco. Eu chegava do serviço cansada e não podia dormir. Pegava um prato de comida para comer e ele já começava a me xingar. O que tinha na mão ele 'tacava' em cima de mim", lembrou.

Mesmo passando por tudo isso, a vítima contou que nunca procurou a polícia para denunciar o então marido. Ela diz que sua maior preocupação era de que o homem a impedisse de ver a filha adotiva do casal, hoje com 12 anos. A criança foi cuidada por eles desde os 8 meses de vida.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo a diarista, José Augusto prometia parar com as agressões, mas nunca cumpria. Cansada de viver esse drama, a diarista conseguiu na Justiça, em 2018, uma medida protetiva. "Não denunciava porque ele fava assim: 'ah, que chamar a polícia nada. Vou preso e depois eu saio'. Então ele sempre falava isso, que não dava nada", contou.

A vítima contou ainda que o homem resolveu sair de casa e foi morar com uma outra mulher. Mesmo vivendo esse segundo relacionamento, as ameaças não pararam, segundo a diarista, e ele teria tentando invadir a casa da vítima pelo menos cinco vezes.

"É aquele tipo de homem que não se conforma com a separação, mesmo ele que saiu de casa para morar com outra mulher. Ele é possessivo mesmo. Ele foi preso já a primeira vez, agora a segunda vez está preso de novo. Eu penso que ele poderia dessa vez, pelo menos, aprender lá dentro a respeitar o direito dos outros", afirmou a diarista.

Com informações do repórter Waslley Leite, da TV Vitória/Record TV

O caso

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Na madrugada desta segunda, o vigilante chegou de carro à casa onde vive a ex-companheira e tentou quebrar um dos portões da residência. Sem sucesso, o agressor seguiu para a lateral da casa, onde arrombou outro portão e invadiu o segundo andar do imóvel.

No local, o atual companheiro da vítima impediu que ele a agredisse e mandou o suspeito sair da casa. Em seguida, ele ameaçou ir embora e voltar ao local com álcool ou gasolina, para incendiar a casa.

Neste momento, pessoas que passavam pela rua danificaram o carro de dele. Ao perceber a revolta dos vizinhos, ele fugiu do local e, de acordo com relatos das testemunhas, voltou quando a Polícia Militar estava atendendo a ocorrência. Os populares identificaram o suspeito e avisaram aos policiais, que iniciaram uma perseguição.

O homem foi perseguido até o bairro Cobilândia, onde os PMs localizaram duas facas e uma substância similar a cocaína, dentro do carro que ele dirigia. Segundo a polícia, ele estava com sinais de embriaguez e desorientado. O suspeito foi algemado e levado para o Plantão Especializado da Mulher.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

A Polícia Civil informou que o suspeito foi autuado em flagrante pelos crimes de descumprimento de medida protetiva e ameaça, na forma da Lei Maria da Penha, cometidos contra a ex-companheira. Ele também foi autuado pelo crime de ameaça, cometido contra o atual companheiro da vítima, e pelo crime de posse de droga para consumo próprio. Ele será encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.