Sabiás e tico-ticos: aves silvestres são resgatadas em Castelo
A Polícia Militar Ambiental e o Iema resgataram 14 aves de um cativeiro no Sul do Espírito Santo
Diversas espécies de aves silvestres foram resgatadas de um cativeiro no último fim de semana, na região de Córrego da Prata, em Castelo, no Sul do Espírito Santo. A Polícia Militar Ambiental e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) apreenderam 14 aves.
Entre os animais estavam um sabiá laranjeira, duas sabiás una, três tico-ticos, quatro coleiros, um tiziu, uma cigarrilha e dois pássaros pretos.
LEIA TAMBÉM:
Mulher é presa após atear fogo no ex-namorado e no filho dele no ES
Ladrão morde o dedo de mulher para roubar aliança; vítima ia para o 2º dia de trabalho
Justiça do ES manda soltar enteado que matou padrasto para defender a mãe
Além das aves, a operação também apreendeu uma espingarda ilegal tipo fulminante e dois frascos de pólvora na residência.
A ação foi motivada por denúncia anônima recebida no Parque Estadual Mata das Flores. Apesar do crime ter ocorrido fora da zona de amortecimento do parque, o Iema participou diretamente da operação.
“Denúncias como essa são essenciais para o trabalho que realizamos. Cada informação recebida fortalece nossa atuação na proteção do meio ambiente", destacou o gestor do Parque, Anderson Kruger.
O responsável pelo crime foi encaminhado à Delegacia de Cachoeiro de Itapemirim, juntamente com os materiais apreendidos. Ele pode pegar pena de um a três anos de detenção e multa.
O Iema informou que a ocorrência segue em andamento e que o órgão continuará acompanhando o caso.