/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Crueldade: motorista de app foi morto com facadas e pedrada no rosto

Maycon Vinícios Santos Silva e Ana Rilery Chaves Alves foram presos pela morte de Cleber Sales Lopes. Dois adolescentes envolvidos também foram apreendidos.

Nicolas Nunes

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Sesp/Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Cleber Sales Lopes, motorista de aplicativo de 44 anos que estava desaparecido desde a última segunda-feira (18), foi morto com requintes de crueldade após tentar fugir de assalto que envolveu quatro pessoas, sendo dois menores de idade. O corpo dele foi encontrado próximo à Rodovia do Contorno, na altura do bairro Jacuhy, na Serra.

Suspeitos do crime, Maycon Vinícios Santos Silva, de 21 anos, foi preso e encaminhado ao presídio de Viana, e Ana Rilery Chaves Alves, de 19 anos, foi detida e encaminhada ao Centro Prisional Feminino de Cariacica na terça-feira (26). 

O adolescente de 14 anos e a menor de 17 anos foram encontrados no Morro da Garrafa, em Vitória, e a polícia vai instaurar um termo de apuração de ato infracional contra os dois.

Leia também:

Corpo encontrado na Serra é de motorista de aplicativo desaparecido, diz polícia

Corpo em estado de decomposição é encontrado na Serra

Criminosos são presos usando carro de motorista de app desaparecido

O titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos, delegado Luiz Gustavo Ximenes, conta que Cleber recebeu várias facadas na região do pescoço, e que o autor do crime foi Maycon Vinícios.

"No dia 18, quem anunciou o roubo foi Maycon Vinícios Santos Silva, que estaria portando uma arma de fogo. O criminoso deu um soco na cara de Cleber, que parou o carro e tentou fugir, mas foi alcançado por Maycon, que desferiu três facadas no pescoço de Cleber. Depois disso, o criminoso enrolou o corpo em um lençol e colocou-o no porta-malas do carro", explicou.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O delegado conta ainda que, após percorrer um trajeto, Maycon deixou o corpo em uma região de matagal, desferiu mais facadas, e jogou uma pedra no rosto do motorista morto. 

Foto: divulgação / sesp
Maycon Vinícios Santos Silva e Ana Rilery Chaves Alves estão presos

O criminoso também roubou dois celulares de Cleber, perdeu um e repassou o outro dispositivo em uma loja de São Pedro, bairro de Vitória.

"Precisamente ali, em frente ao Alphaville, na Serra, Maycon tirou o corpo da vítima da mala, colocou em um matagal, e desferiu diversas facadas, novamente na região do pescoço. Depois, o criminoso jogou uma pedra no rosto do motorista morto, e retornou ao veículo roubado, onde estavam um adolescente do sexo masculino, uma do sexo feminino, que é namorada de Maycon, e Ana, uma maior de idade que chamou a corrida. Após entrar no carro, eles fugiram", pontuou.
Carregando...

O delegado disse ainda que Cleber Santos tentou negociar a corrida por fora do aplicativo com os criminosos, que cometeram a mesma tática em um roubo no dia 14 de novembro.

"Quem pediu a corrida foi a Ana, e eles reclamaram que estava muito caro, cancelaram, e negociaram o valor através de aplicativo. Então, eles executavam essa tática, mas com o Cleber, cometeram um latrocínio consumado", disse.

Maycon Vinícios tem passagens na Justiça a partir de outubro de 2022, por furto, roubo, ameaça a funcionário que está cumprindo ato legal, e tráfico. Ele fugiu da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo em agosto de 2024.

Criminosos roubaram um carro quatro dias antes do latrocínio

O delegado disse ainda que os criminosos, junto dos adolescentes, roubaram um carro no dia 14 de novembro, atraindo a motorista de aplicativo de maneira similar.

"No dia 14 foi praticado um roubo do carro de uma motorista de aplicativo, e conseguimos identificar, realizando oitivas com a vítima, que a Ana solicitou a corrida, e depois a solicitação foi cancelada, da mesma forma como aconteceu com Cleber", afirmou.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

No dia 19 de novembro, a família de Cleber registrou um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento. Dois dias depois, os parentes da vítima foram até a delegacia de pessoas desaparecidas. 

De posse dos boletins de ocorrência, a polícia realizou uma restrição de roubo no carro de Cleber. No dia 21, na Avenida Leitão da Silva, o veículo foi abordado pela Polícia Militar.

"Na condução estava o Maycon, e no carona, um adolescente infrator. Eles foram conduzidos à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), já que tinha um menor infrator envolvido. Em razão de um mandado de prisão em aberto contra Maycon, ele foi encaminhado para o presídio de Viana", disse.

O delegado considera que o criminoso quis mostrar poder para a namorada menor de idade, e que tentou realizar isso através do assassinato.

"Acreditamos que ele quis mostrar poder para a namorada, mostrar perversidade, que é perigoso, até mesmo para impor o império do medo. Para ele, a morte é uma coisa muito, muito natural", disse.

Ana Rilery Chaves Alves foi autuada em flagrante, pelo crime de ocultação de cadáver. 

O delegado Luiz Gustavo Ximenes também alerta os motoristas de aplicativos para que não realizem corridas paralelas.

"Não realize corridas fora do aplicativo, que foi criado para que você tenha segurança de informações. Se alguém solicitou uma corrida, não cancele porque você vai conseguir algum benefício. O modus operandi desse quarteto era justamente isso", disse.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.