/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Espírito Santo tem 50 ocorrências policiais durante as eleições

A maioria das ocorrências está relacionada com o crime de boca de urna: 43 no total. Ao longo do dia, 62 pessoas foram conduzidas para delegacias

Redação Folha Vitória
audima
audima
Polícia Militar conduziu 62 pessoas para a Polícia Civil e Polícia Federal no Estado | Foto: TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Centro Integrado de Comando e Controle, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), registrou 50 ocorrências policiais, envolvendo delitos relacionados à eleição, no período da zero hora às 18 horas deste domingo (7), no Espírito Santo. Nessas situações, a Polícia Militar conduziu os envolvidos para as devidas providências da Polícia Civil e da Polícia Federal, que tiveram o papel de polícia judiciária nessas ocorrências.

Ao todo, 62 pessoas foram conduzidas para a Polícia Civil e para a Polícia Federal. Dessas, uma foi presa em flagrante.

A maioria das ocorrências policiais está relacionada com o crime de boca de urna: ao todo, foram 43 registrados em todo o Estado. A polícia também registrou dois casos de violação de sigilo, um de compra de voto, um de transporte irregular de eleitor, um de propaganda irregular, um de falsidade ideológica e um incidente de queda de energia.

O município que mais registrou ocorrências foi Vila Velha, onde ocorreram 11 casos de boca de urna. Também foram registradas ocorrências nos municípios de Serra, Aracruz, Cariacica, Vitória, Linhares, Guaçuí, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Pinheiros, Colatina, Santa Teresa, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Conceição da Barra, Iconha, Guarapari e Pedro Canário.

Ocorrências

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em Linhares, a Polícia Militar apreendeu um tablet contendo um vídeo no qual o eleitor realizou a filmagem de seu próprio voto. A apreensão aconteceu durante patrulhamento em um ponto de votação no bairro Santa Cruz, na manhã deste domingo (7).

De acordo com a PM, assim que os mesários perceberam a realização da filmagem, eles impediram o restante da ação. Após o vídeo ter sido apresentado aos policiais militares, o eleitor, de 39 anos, foi encaminhado para a 16ª Delegacia Regional de Linhares, para que fossem tomadas as devidas providências judiciais. Ele assinou termo circunstanciado e foi liberado.

Já em Guaçuí, um vereador foi detido sob suspeita de realizar boca de urna em frente a uma escola do município. A Justiça alertou a Polícia Militar sobre a suposta prática e o vereador foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Ele foi ouvido, assinou um termo circunstanciado e foi liberado.

Segurança

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

De acordo com a Sesp, a eleição seguiu sem maiores intercorrências, conforme destacou o secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues. Foram mais de 6 mil agentes da segurança pública, entre policiais civis e militares e bombeiros, empregados no esquema que manteve a ordem no Espírito Santo.

Em caso de segundo turno na eleição presidencial, o Centro Integrado de Comando e Controle, que contou com o trabalho de subsecretários da Sesp, policiais militares, policiais civis, bombeiros militares, policiais rodoviários federais, militares do Exército, representantes das guardas municipais, entre outros servidores, volta a ser estabelecido no dia 28 de outubro.

Ocorrências por município

- Vila Velha - 11 (11 de boca de urna)

- Serra - 6 (6 de boca de urna)

- Aracruz - 6 (5 de boca de urna e 1 de falsidade ideológica)

- Cariacica - 4 (4 de boca de urna)

- Vitória - 4 (4 de boca de urna)

- Linhares - 4 (2 de boca de urna, 1 de violação de sigilo e 1 de propaganda irregular)

- Guaçuí - 2 (2 de boca de urna)

- Nova Venécia - 2 (1 de boca de urna e 1 de corrupção eleitoral)

- São Gabriel da Palha - 1 (1 de boca de urna)

- Pinheiros - 1 (1 de boca de urna)

- Colatina - 1 (1 de boca de urna)

- Santa Teresa - 1 (1 de boca de urna)

- Cachoeiro de Itapemirim - 1 (1 de boca de urna)

- São Mateus - 1 (1 de boca de urna)

- Conceição da Barra - 1 (1 de incidente de falta de energia)

João Neiva - 1 (1 de boca de urna)

- Iconha - 1 (1 de transporte irregular de eleitor)

- Guarapari - 1 (1 de boca de urna)

- Pedro Canário - 1 (1 de violação de sigilo)

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.