/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

"Deu ruim": baile funk acaba com 25 presos e 9 carros apreendidos em Vila Velha

De acordo com a Polícia Civil, a operação resultou em 25 detenções. Alguns dos detidos estavam com madado de prisão em aberto, outras, serão autuadas em flagrante

Redação Folha Vitória
audima
audima
Armas de fogo ponto 40, nove milímetros, munições e drogas foram apreendidas na operação Foto: TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A operação da Polícia Civil que deixou um jovem baleado no braço e e outro ferido em um baile funk do bairro Itaparica, em Vila velha, na madrugada desta sexta-feira (17), resultou em 25 detenções. Alguns dos detidos estavam com mandado de prisão em aberto, outras, serão autuadas em flagrante.

Além dos 25 detidos, a polícia apreendeu nove veículos, dois destes com restrição de furto, além de armas de fogo ponto 40, nove milímetros, munições e drogas. As informações são da Polícia Civil.

"Nós recebemos várias informações de que existia naquela boate, várias situações de crime, inclusive a posso e porte de substância entorpecente, armas de fogo e foragidos da Justiça", afirma o delegado-chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio.

A ação foi realizada por 60 policiais da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Vila Velha (DCCV), de Cariacica e também do Grupo de Operações Táticas (GOT), com o apoio de 30 homens da Guarda Municipal de Vila Velha.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para a operação, agentes da Guarda Municipal interditaram as ruas ao redor do estabelecimento. Segundo os proprietários da boate, aproximadamente mil pessoas estavam no local e todas foram revistadas.

Rapaz atingido por balas de borracha

O tênis do irmão da vítima que foi baleada ficou com marcas de sangue Foto: Reprodução/TV Vitória

O vendedor de 21 anos não foi o único ferido durante a operação policial no baile funk de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. 

A outra vítima foi o estudante Thiago Sampaio. O jovem reclamou da forma como a ação foi realizada e afirma que foi atingido por balas de borracha nas pernas. “Foi apavorante, o poder público não tem o procedimento certo, eles já chegaram atirando. Tinham mais de 500 pessoas dentro do estabelecimento e os policias deram vários tiros. Jogaram gás lacrimogênio. Nem todo mundo que freqüenta a casa é bandido. 

Durante a operação – realizada nas proximidades e dentro da boate – todos os frequentadores do local foram revistados, uma estratégia para que a polícia conseguisse deter suspeitos de crimes. Pelo menos 20 pessoas foram levadas para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, em Vitória.

Um dos motivos que motivaram a ação da polícia foi a denúncia de que suspeitos de homicídios frequentariam a boate. 

Entenda o caso

Operação aconteceu em uma casa noturna em Itaparica, em VV Foto: Marcelo Rosa/WhatsApp Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Pelo menos 20 pessoas foram detidas durante a operação policial em um baile funk na madrugada desta sexta-feira (17), no bairro Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha.

A ação, acompanhada com exclusividade pela equipe da TV Vitória, foi realizada por 60 policiais da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Vila Velha, de Cariacica e também do Grupo de Operações Táticas (GOT), com o apoio de 30 homens da Guarda Municipal de Vila Velha, e teve o objetivo de combater o tráfico de drogas, apreender armas e capturar prender suspeitos de homicídio.

Para a operação, agentes da Guarda Municipal interditaram as ruas ao redor do estabelecimento. Segundo os proprietários da boate, aproximadamente mil pessoas estavam no local e todas foram revistadas, inclusive as mulheres. Quem estava com chave de carro, também teve o veículo revistado. 

Logo na primeira abordagem, os policiais encontraram uma pistola 9 mm em um carro estacionado próximo ao baile funk. Outras três armas de fogo também foram apreendidas. Um dos objetos estava no veículo de um rapaz que tem oito passagens pela Justiça. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Durante a operação, o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado, já que houve uma denúncia de que criminosos iriam colocar fogo no local para atrapalhar o trabalho da polícia.

De acordo com o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, o estabelecimento é regularizado, mas operações similares devem acontecer em outros locais do município. "Esse estabelecimento está regularizado, embora a medição dos decibéis esteja acima do padrão permitido. Nós temos leis, nós temos que fazê-los cumprir e vamos apertar, cada vez mais, a fiscalização nesses estabelecimentos", disse.

Por volta das 4h30, os policiais entraram na boate. Muitas pessoas tentaram fugir pela saída de emergência e houve correria. Alguns freqüentadores acabaram feridos no tumulto e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo informações da Polícia Civil, os detidos e os materiais apreendidos foram inicialmente levados para uma delegacia móvel, estacionada próximo a boate e depois serão encaminhados a delegacias especializadas.

Boate se pronuncia

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Segundo o advogado contratado pelos donos da boate, Henrique Rosa, os proprietários devem se manifestar em um momento oportuno. Sobre a segurança no local, o advogado disse que, geralmente, as pessoas não entraram portando armas na boate. “Nós avaliamos positivamente a operação, porque é um dever da polícia fazer esse tipo de ação. Achamos inclusive que isso vai melhorar a freqüência da casa. Nós queremos que as pessoas que frequentam a boate se sintam seguras. Para isso, nós temos a segurança própria. Não foi encontrada nenhuma arma dentro da boate”, disse.

Para o advogado, a forma como a polícia atuou na boate precisa ser revista. “Precisamos melhorar alguns aspectos, porque entendi que foi desnecessária a invasão da boate com o uso de bombas de efeito moral e balas de borracha. Frequentadores ficaram feridos. Isso pode ser ajustado no futuro e resultar em benefício para a sociedade. Queremos ver a polícia agindo, mas usando a força proporcional”, afirma.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.