Quadrilha que roubava Hilux em Vitória age em aeroportos do país
Segundo a polícia, de abril a julho deste ano, sete caminhonetes de luxo foram furtadas do Aeroporto de Vitória
Uma operação da Polícia Civil prendeu quatro suspeitos de integrarem uma quadrilha que roubou sete caminhonetes de luxo do estacionamento do Aeroporto de Vitória. Agora, a polícia segue em busca de outros integrantes. O grupo é suspeito de agir em vários aeroportos do país.
Imagens registradas por câmeras de videomonitoramento do local mostram que dois homens entram no saguão do aeroporto. De acordo com a polícia, estão pagando o estacionamento.
Em outra imagem, um dos envolvidos passa com a caminhonete pela cancela do estacionamento. O veículo estava sendo furtado. Um carro de passeio passa logo atrás. Segundo a polícia, ele dava cobertura para o crime acontecer.
No mesmo dia em que as imagens foram registradas, outra caminhonete foi furtada do estacionamento do aeroporto da capital.
De acordo com as investigações, é uma organização criminosa que age dessa forma no Espírito Santo e em outros estados. Os dois homens foram presos.
"Essa organização criminosa é bem estruturada nos estados da federação, como se fosse uma pirâmide. Eles têm um comando, um intermediário e os puxadores que furtam as Toyota Hilux", descreve o delegado Luiz Gustavo Ximenes.pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
Com equipamentos comprados pela internet, os integrantes da quadrilha, conseguem destravar os veículos. A escolha das caminhonetes estacionadas em aeroportos está relacionada com o tempo que os donos dos carros ficam em viagem.
Após o roubo, as caminhonetes furtadas, que podem valer de R$ 250 mil a R$ 400 mil, são vendidas para outros estados e até mesmo para outros países.
"Às vezes as pessoas vão viajar e deixam o veículo estacionado no aeroporto e somente depois de 10 ou 15 dias retornam e aí o veículo já foi transportado para outro país, países vizinhos da América do Sul ou já estão adulterados para a comercialização no mercado interno", afirma o delegado.
Sete caminhonetes furtadas em três meses
Segundo a polícia, de abril a julho deste ano, sete caminhonetes de luxo foram furtadas do Aeroporto de Vitória. Três pessoas do Espírito Santo e uma de Minas foram presas envolvidas com essa organização criminosa.
Segundo a polícia, o grupo levou também 15 veículos de aeroportos de Minas Gerais e mais de 20 do Rio de Janeiro. As investigações sobre essa quadrilha só estão no início.
Para evitar que outros furtos aconteçam, a administradora do aeroporto em Vitória implementou medidas de segurança
"A prevenção é colocar algumas travas na roda nesse tipo de veículo. Temos o lado da prevenção da administradora e temos a repressão da Polícia Civil", diz o delegado.
Os primeiros detidos na fase inicial da operação, devem ser indiciados por pelo menos três crimes, incluindo organização criminosa.
*Com informações do repórter Vitor Zucolotti, da TV Vitória/Record TV