/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

"Parece que a gente está no Afeganistão", diz morador após tiroteios no bairro Nova Palestina

Na principal avenida do bairro quase todas as casas têm marcas de tiros nas paredes

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Tiroteios passaram a fazer parte da rotina dos moradores do bairro Nova Palestina, em Vitória. Na principal avenida, quase todas as residências tem marcas de tiros nas paredes. O cenário é resultado da disputada entre traficantes rivais de outros bairros.

Foto: Reprodução TV Vitória

O tiroteio mais recente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (27). A parede da casa de um aposentado, de 61 anos, foi atingida. O tamanho do buraco que ficou na parede impressiona. 

Dentro da casa, encostada na mesma parede, fica a cama do aposentado. Ele estava dormindo quando o tiro foi disparado. Por sorte, ele não foi atingido. 

"Estava dormindo. Quando acordei hoje de manhã, me assustei com o buraco na parede", contou. 

O homem disse, ainda, que acordou, por volta das 3h da madrugada, com o barulho dos disparos. Segundo o aposentado, o tiroteio durou cerca de 30 minutos. Assustado, ele não conseguiu voltar a dormir. 

A caixa de correspondência de uma residência e um carro que estava estacionado na rua também foram atingidos. As marcas dos tiros se somam às centenas de outras que existem nas residências do bairro.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"É bomba, granada, fuzil, metralhadora. É tudo. Metralhadora é de montão. Começam a atirar e não param mais. Parece que a gente está no Afeganistão, naquela área de confronto. É uma guerra", relatou um morador. 

A "guerra" vem tirando a paz e a liberdade da comunidade há cerca de dois meses. Aliados aos criminosos do bairro de Andorinhas, o grupo que atua em Nova Palestina vem sofrendo frequentes ataques.  

LEIA MAIS: VÍDEO | Tiroteio é registrado por moradores na Grande São Pedro

De acordo com os moradores da região, os tiros são disparados por criminosos rivais, principalmente, dos bairros Resistência e do Morro da Conquista. A comunidade relatou que os ataques estão ocorrendo, ao menos uma vez por dia, desde o fim da semana passada. 

Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória
Reprodução TV Vitória

Quem mais sofre é a população. Moradores afirmam que, recentemente, dez famílias abandonaram suas casas por medo. Um dos moradores contou que faria o mesmo se encontrasse um comprador para a residência dele. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Outra moradora relatou que deixaria o bairro se tivesse para onde ir. Com medo de ser baleados, ela e os filhos passaram a dormir no chão da residência, com exceção do caçula, que foi morar com o pai em outro local.

Quase todas as crianças do bairro deixaram de frequentar a escola por causa dos tiroteios. Apesar da pouca idade, elas já sofrem as consequências da violência. 

"O meu filho até saiu da escola. Como que vai para a escola? Tá difícil! Não tem como andar pela ruas, abrir comércio", desabafou uma moradora. 

Após o tiroteio dessa madrugada, a Polícia Militar esteve no bairro e fez buscas por suspeitos. Dois homens foram perseguidos até uma casa, mas conseguiram fugir. Na residência, os policiais encontraram drogas, munições e uma arma falsa. O material foi entregue na Delegacia Regional de Vitória.  

A Polícia Civil informou que as munições serão encaminhadas para o setor do Departamento de Criminalística e Balística. Já as drogas serão encaminhadas para o Laboratório de Química Legal para serem analisadas e incinerada.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A Polícia Militar disse que o patrulhamento no bairro Nova Palestina e adjacências segue reforçado com o auxílio da Força Tática e em horários estratégicos com o apoio da Cimesp.

*Com informações da repórter Fernanda Batista, da TV Vitória/Record TV. 

LEIA TAMBÉM:

>> Homem é preso após confessar que matou a namorada no interior do ES

>> Suspeito de tráfico é baleado após confronto com a PM em Cariacica

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.