/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Ex-inspetor prisional é preso em Colatina por suspeita de facilitar fuga de presos

Prisão preventiva de ex-inspetor prisional acontece dentro da Operação "O Facilitador", do Minist´´erio Público Estadual (MPES), deflagrada nesta segunda (06)

Redação Folha Vitória
audima
audima
Ex-inspetor prisional é conduzido pelo Gaeco durante Operação "O Facilitador"
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria Criminal de Colatina, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central) e do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, deflagrou nesta segunda-feira (06) a Operação "O Facilitador" para investigar crimes de facilitação de fuga de presos e corrupção, relacionados à fuga de dois presos do Centro de Detenção Provisória de Colatina (CDP-COL), em 20 de janeiro de 2018.

Durante a operação, foi cumprido o mandado de prisão preventiva do ex-inspetor prisional, Luiz Claudio de Souza, determinada pelo juízo da 3ª Vara Criminal de Colatina. Ele foi encaminhado ao CDP do município, para garantir a conclusão das investigações.

As apurações começaram a partir da fuga de dois internos do CDP-COL, no dia 20 de janeiro de 2018. Com o início dos trabalhos, surgiram suspeitas de que o então inspetor penitenciário facilitou uma fuga. Ele atuava por contrato temporário e foi exonerado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) logo após esses fatos. De acordo com o processo, o inspetor prisional teria retirado os dois internos de suas celas para trabalharem na área externa do CDP-COL, sem autorização da direção da unidade.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

No momento em que esses presos simulavam um trabalho na área externa do CDP, foram resgatados por um veículo, que parou na frente do portão da unidade, e fugiu em alta velocidade. Os dois detentos, Fabio Rocha Anesio e Wanderson Gomes ainda estão foragidos da Justiça. Luiz Claudio é suspeito de cometer os crimes de facilitação de fuga de preso e corrupção passiva.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.