/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Quase uma tonelada de drogas é apreendida em três meses na Grande Vitória

Ao todo foram realizadas 50 operações na Grande Vitória que resultaram na prisão de 33 pessoas e apreensão de 12 adolescentes e 16 armas, sendo duas da Polícia Militar

Redação Folha Vitória
audima
audima
De acordo com a polícia, o resultado se deve ao reforço no efetivo Foto: Divulgação/Governo
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Em três meses de operações, quase uma tonelada de drogas foi apreendida pela equipe que atua na Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (Deten) na Grande Vitória. De acordo com a polícia, o resultado se deve ao reforço no efetivo. 

Durante esse período foram apreendidos mais de 500 quilos de maconha, além de 737 buchas da mesma droga; 3.645 quilos de cocaína divididos em papelotes e em pasta base; 436 gramas de crack; 70 comprimidos de ecstasy; dois pés de maconha e R$ 4.124,25. Ao todo foram realizadas 50 operações na Grande Vitória que resultaram na prisão de 33 pessoas e apreensão de 12 adolescentes e 16 armas, sendo duas da Polícia Militar.  

“Com o reforço do efetivo na Deten foi possível otimizar os resultados da Delegacia e apresentar o bom trabalho que os delegados estão mostrando para a sociedade”, destacou a chefe de Polícia, delegada Gracimeri Gaviorno. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A atual equipe da Deten é composta pelo delegado titular Welington Lugão, que assumiu a Delegacia em janeiro deste ano.  Em maio foi a vez do delegado Fábio Pedroto começar a atuar na unidade e no final do mês de junho chegaram os delegados Fabiano Rosa e Nilton Abdala.

“Nos seis primeiros meses deste ano, aumentamos para 94 % o número de resolutividade de inquéritos, em relação ao mesmo período do ano passado. A maioria dos inquéritos daqui está em andamento, não tem nada parado. É claro que a chegada dos delegados contribuiu muito com esses dados, principalmente se considerarmos o perfil pró-ativo deles. É o sangue novo na polícia, oxigenando a Delegacia e sempre trazendo ideias novas”, ressaltou Lugão.  

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo os dados estatísticos, cerca de 65% dos suspeitos presos em flagrante por homicídios na Grande Vitória têm relação com o tráfico de drogas.  Já o superintendente de Polícia Especializada, delegado Josemar Sperandio, acredita que esse número chegue a 90%. “Não tem como fugir. Se nós fortalecermos o que pensamos ser o causador dos homicídios, naturalmente o índice de homicídios cairá e é nisso que nós acreditamos”, destacou Josemar. 

Lugão acredita que se os homicidas forem retirados das ruas antes de cometerem o crime, além da redução do número de mortes isso acarretará também no aumento da resolutividade dos inquéritos policiais dessas delegacias. “Assim, essas unidades poderão se dedicar às investigações já existentes. Trabalhamos pensando lá na frente e em ajudar os companheiros de outras delegacias”, analisou. 

Um dos reflexos dos resultados obtidos pela equipe da Deten é o aumento do número de denúncias feitas pelas Disque-Denúncia 181. “Este ano batemos o recorde. São 3.004 denúncias contra 5.671 referente a todo o ano passado. Esse crescimento se deu quando começamos a divulgar a utilização do Disque-Denúncia em nossas investigações. A sociedade passou a ver nosso resultado e sentiu-se estimulada a denunciar cada vez mais”, afirmou Fabiano Rosa. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Ele explicou que as denúncias recebidas são analisadas e é feita uma triagem, pois algumas não são de competência da Deten e outras não possuem informações suficientes. “Temos que combater o macro e o micro em se tratando de tráfico de drogas. Por isso, checamos tudo dentro do possível”, assegurou.  

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.