/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Beneficiados com a saída para o Dia dos Pais, 57 detentos não voltaram para a prisão

Por decisão da Justiça, eles puderam permanecer sete dias em casa e passar a data ao lado de seus familiares. Presos deveriam retornar até a última sexta-feira

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Presos deveriam retornar para os presídios até a última sexta, mas 57 permanecem nas ruas, segundo a Sejus Foto: Agência Brasil

Após serem beneficiados com o direito de permanecerem sete dias em casa e passarem o Dias dos Pais com seus familiares, 57 detentos que cumprem pena em regime semiaberto no Espírito Santo não retornaram para a prisão no prazo determinado. A informação é da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Segundo a secretaria, 1.683 presos no Estado tiveram direito à saída temporária para o Dia dos Pais, por decisão da Justiça. Eles começaram a deixar os presídios no último dia 5. No entanto, o último dia para que todos os detentos estivessem de volta às penitenciárias foi a útima sexta-feira (14), já que alguns beneficiados deixaram a prisão no dia 7.

A Sejus destaca que o detento que descumprir as determinações judiciais, como não retornar ao presídio na data combinada, poderá sofrer regressão de regime, ou seja, passar do semiaberto para o fechado. No entanto, a secretaria ressalta que essa decisão não é dela, e sim do poder judiciário.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A lei dispõe que, para ter concedido o benefício, o detento precisa apresentar bom comportamento e tempo de cumprimento de pena. As exigências a serem cumpridas são: voltar para o presídio no dia e horário combinados, não cometer nenhum ato ilícito, não frequentar locais como bares, bailes e festas e permanecer em casa durante a noite.

Crimes

Manoel, que cumpre pena no regime semiaberto, é acusado de matar um comerciante na frente do filho, no Dia dos Pais Foto: TV Vitória

Apesar das restrições impostas pela lei, muitos presos beneficiados com a medida não seguem as determinações e acabam se envolvendo em crimes durante o período em que estão fora da prisão. Um deles, de acordo com a Sejus, foi Manoel Sérgio Oliveira Piontkoosky, acusado de ser o autor do disparo que matou o comerciante Ismael Rocha, de 38 anos, durante um assalto à distribuidora de bebidas de sua propriedade, em Nova Rosa da Penha I, Cariacica.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O assassinato aconteceu exatamente no Dia dos Pais, no último dia 9, e foi cometido na frente do filho da vítima, um adolescente de 15 anos. Segundo a polícia, Ismael reagiu ao assalto justamente para proteger o menino, entrou em luta corporal com o assaltante e acabou baleado. Manoel, que estava na companhia de três comparsas, também se feriu durante a briga e foi levado para o Hospital São Lucas, onde foi preso pela polícia.

Outro crime envolvendo preso beneficiado com a última saída temporária aconteceu em Linhares, no norte do Estado, no dia 5, quando os primeiros detentos deixaram a prisão. Edinaldo Gregório foi baleado no momento em que deixava a Penitenciária Regional de Linhares, onde cumpre pena, e precisou ser levado para o hospital. Já o irmão dele, Reginaldo Grigório, foi morto com oito tiros durante o ataque, praticado por dois homens em uma moto.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.