Quatorze pássaros silvestres são apreendidos em Laranja da Terra
A Polícia Militar Ambiental informou que os animais estavam em gaiolas sujas recebendo alimentação inadequada. Um documento será enviado para o Ministério Público
Quatorze pássaros da fauna silvestre que estavam sendo mantidos em cativeiro ilegalmente foram apreendidos na tarde da última quinta-feira (7). Os animais foram encontrados nas localidades de Santa Luzia e Joatuba, zonas rurais do município de Laranja da Terra.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, os seis coleiros, um bigodinho, dois canários-da-terra, um sanhaço, três trinca-ferro e um melro estavam presos em gaiolas. Após uma vistoria foi verificado que eles não possuíam anilha, e consequentemente não possuíam registros.
Em algumas gaiolas foi constatado que os pássaros não estavam recebendo alimentação adequada, com falta de higiene. As gaiolas estavam muito sujas, com restos de alimentos e vasilhas com água suja.
Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), com sede em Barra do Riacho, no município de Aracruz, onde receberão atendimento veterinário e alimentação apropriada até que possam retornar ao seu habitat natural.
Os responsáveis pelos pássaros apreendidos assinaram um termo de compromisso e responderão por crime ambiental.
Segundo os policiais, toda a documentação produzida, incluindo um relatório fotográfico, será encaminhada ao Ministério Público e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).