Advogado suspeito de ligação com facção é alvo de investigação da PF no ES
Justiça determinou o afastamento cautelar do advogado, como medida para impedir que ele continue facilitando atividades criminosas
Agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal deflagraram na manhã desta quinta-feira (11) uma operação contra o líder de uma facção criminosa que, mesmo preso, continuava a atuar no tráfico de drogas em Cariacica.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo a polícia, o criminoso, que não teve o nome divulgado, contava com o apoio de familiares e de um advogado contratado especificamente para transmitir recados com preço dos entorpecentes, responsáveis pelos pontos de venda e divisão de lucros para o grupo criminoso.
As investigações revelaram que o único serviço prestado pelo advogado era a transmissão de recados entre os criminosos, tarefa essencial para a continuidade das atividades ilícitas.
Sem a colaboração do advogado, o líder não conseguiria enviar instruções sobre o tráfico de entorpecentes para os comparsas fora da prisão.
Com as investigações, a Justiça deferiu quatro mandados de busca e apreensão e ainda determinou o afastamento cautelar do advogado de suas funções profissionais, como medida necessária para impedir que ele continue facilitando atividades criminosas.
LEIA TAMBÉM: Adolescente é sequestrado por falsos policiais e desaparece no ES; suspeito foi preso
Os investigados responderão por associação ao tráfico de drogas. Se condenados, as penas podem chegar a 10 anos de reclusão.
O nome do advogado e dos outros investigados não foram revelados. A reportagem procurou a Ordem dos Advogados no Brasil no Espírito Santo (OAB-ES) e aguarda um posicionamento.