/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Menina de 14 anos é baleada durante confronto com a PM em festa julina em Cariacica

Confusão aconteceu na madrugada deste sábado (16) no bairro Santo Antônio. A vítima passou por uma cirurgia e segue internada em um hospital de Vila Velha

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Menina de 14 anos foi ferida na perna
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma menina de 14 anos foi baleada na madrugada deste sábado (16), enquanto voltava de uma festa julina da comunidade do bairro Santo Antônio, em Cariacica. O disparo foi pela Polícia Militar, durante um confronto entre moradores e policiais, ocorrido por causa de carros de som.

Moradores que estavam no local registraram momentos da confusão. Nas imagens, é possível ver a fumaça provocada pelas granadas de gás lacrimogêneo e militares com armas de cano longo, disparando tiros de borracha. Veja abaixo:

Antes do ocorrido, a praça do bairro estava ocupada com famílias e crianças que se divertiam durante a festa julina da comunidade. Um homem de 54 anos que estava no evento contou que, de repente, começou uma correria.

Durante a ação para dispersar os participantes, a vítima de 14 anos acabou sendo ferida. Ela foi baleada no joelho por um tiro de arma de fogo enquanto voltava para a casa da amiga.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Um dos organizadores da festa disse que não saber o motivo da confusão. Ele afirmou que a festa tinha autorização da Prefeitura de Cariacica e contava com a presença de policiais militares. 

De acordo com o boletim de ocorrência, um reforço foi chamado porque havia carros de som tocando música com volume alto no entorno da pracinha. Seria por volta de meia-noite e, segundo o documento, a festa da comunidade já havia acabado.

Os policiais militares que já estavam no local, por causa da festa, haviam pedido algumas vezes para que os donos dos veículos abaixassem o volume da música, mas assim que os PMs se afastavam, eles aumentavam novamente.

Ainda de acordo com o boletim, quando os militares do reforço chegaram, foram recebidos com pedradas e garrafadas. Por isso lançaram granadas de gás lacrimogêneo. 

Mas algumas pessoas continuaram lançando pedras e garrafas. Foram disparados mais de 30 tiros de balas de borracha. Quando a situação foi controlada, um carro avançou na direção dos policiais. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Um deles, então, atirou duas vezes com a arma de fogo para evitar que um colega fosse atropelado. Ele acertou o pneu dianteiro do veículo, mas atingiu também a perna da menina, que estava em uma calçada.

O Samu foi acionado e uma ambulância levou a adolescente para o hospital. De acordo com a irmã da adolescente, ela passou por uma cirurgia e continua internada no Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha. 

O motorista do carro que, segundo o boletim de ocorrência, avançou na direção dos militares, foi identificado. Um outro homem de 26 anos foi conduzido para a Delegacia Regional de Cariacica por ter resistido à abordagem policial.

Na pracinha, ainda ficaram as bandeirolas e até mesmo uma das barraquinhas. O evento, que tinha ate banner de divulgação, foi organizado pelos comerciantes e continuaria neste sábado. Mas o clima já não é mais o mesmo.

Prefeitura de Cariacica diz que evento não tinha autorização

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A Prefeitura de Cariacica foi procurada e informou que não havia autorização para realização da festa na praça. Também não havia autorização da Gerência de Trânsito da Secretaria de Defesa Social (Semdefes) para a interdição da rua. "Em relação ao policiamento, ele é solicitado pela organização do evento à Polícia Militar", complementa a nota.

Porém, um dos organizadores da festa julina enviou para a reportagem um documento referente à autorização para interdição da via para o evento nos dias 15 e 16 de julho, das 20h às 22h. O documento é assinado pela PM e pela prefeitura.

Foto: Reprodução/ WhatsApp TV Vitória

Novamente procurada, a prefeitura respondeu que a Gerência de Trânsito da Secretaria de Defesa Social informou que é a Polícia Militar que deve homologar a autorização de eventos em espaços públicos. "Diante da negativa da PM em autorizar o evento, a autorização previamente concedida pela Prefeitura de Cariacica torna-se sem efeito", acrescentou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

A Polícia Militar foi questionada sobre o seu parecer emitido no documento. Quando houver resposta, a matéria será atualizada.

Em nota, a Polícia Civil informou que o homem que dirigia o carro assinou um termo circunstanciado pelo crime de resistência e foi liberado após assumir o compromisso de comparecer em juízo. 

*Com informações da repórter Fernanda Batista da TV Vitória/Record TV

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.