/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Furto de celular pode deixar de ser crime no Brasil

Dependendo do valor do aparelho e se não for caracterizado violência grave ou ameaça, o crime pode se encaixar no princípio da insignificância

Redação Folha Vitória
audima
audima

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Somente no município de Vila Velha, cerca de 500 casos de roubos e furtos de celulares são registrados por mês. A informação é da Polícia Civil, mas mesmo sendo um número alto de ocorrências, o ato pode deixar de ser crime no Brasil e tudo vai depender do valor do aparelho, caso não seja caracterizada violência grave ou ameaça.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
Para os ministros do Supremo Tribunal Federal, esses delitos podem se encaixar no princípio da insignificância, aplicado quando o crime cometido é tão desprezível que não vale a pena acionar o direito penal.

O entendimento reformou a decisão do STF e concedeu, em maio deste ano, um habeas corpus para trancar uma ação contra um homem que furtou um aparelho no valor de R$ 90, em Minas Gerais. O caso passa a servir como exemplo para outros julgamentos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
O delegado-chefe da Delegacia Regional de Vila Velha, Marcelo Nolasco, considera esta análise negativa. "Eu não concordo com essa decisão, porque R$ 90 não é algo insignificante, são 10% do salário mínimo no Brasil. Temos certeza que isso vai incrementar o número de crimes", disse.

Com o alto índice de ocorrências, o delegado ainda afirma que recuperar os aparelhos furtados não é tarefa fácil. "Recuperamos uma média de 40 celulares roubados todos os meses, o que, infelizmente, não dá conta de atender a demanda, apesar de todo nosso esforço", relata.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05
Diante de tanta violência, o sentimento da população é de revolta. A farmacêutica Anezia Lima acredita que todos os crimes devem ser punidos. "Crimes menores abrem precedência para os maiores", opina.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.