/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Preso empresário que pilotava lancha em acidente que matou estudante em Vitória

De acordo com a Polícia Civil, o processo está sob segredo judicial e outros detalhes não podem ser repassados; José Silvino havia sido denunciado por homicídio pelo Ministério Público

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Montagem Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O empresário José Silvino Pinafo, que pilotava a lancha envolvida em um acidente que causou a morte da estudante de Fisioterapia Bruna França Zocca, de 25 anos, foi preso nesta terça-feira (08). 

José Silvino Pinafo foi denunciado por homicídio pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Vitória. A Polícia Civil informou que o inquérito policial foi concluído no dia 12 de maio deste ano e encaminhado à Justiça. 

Nesta terça, o Poder Judiciário decretou a prisão preventiva do empresário, sendo a decisão cumprida pela PCES. Ainda de acordo com a polícia, o processo está sob segredo judicial e outros detalhes não podem ser repassados.

Além da morte da jovem, que era noiva do empresário, o acidente, que aconteceu no dia 25 de julho do ano passado, na Baía de Vitória, deixou duas pessoas feridas.

Denúncia

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo informações passadas pelo MPES, José Silvino Pinafo responderá por homicídio doloso, com intenção de matar (dolo eventual), qualificado pelo perigo comum e pelo recurso que dificultou a defesa das vítimas, tentativa de homicídio, com agravantes de o condutor estar sob efeito de bebida alcoólica e pela situação do período de calamidade pública, por conta da pandemia da covid-19.

De acordo com a denúncia, o condutor ingeriu bebida alcoólica, conduziu a embarcação em alta velocidade e em local inapropriado. Segundo o MPES, após ter realizado uma manobra irresponsável, bateu e uma passarela do terminal de uma empresa, causando o acidente.

Ainda segundos os autos, com o impacto, Bruna foi arremessada ao mar e morreu no local. Outras duas pessoas que estavam na lancha ficaram gravemente feridas, foram socorridas e levadas a um hospital.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O MPES evidencia na denúncia que o responsável pela condução da lancha tem 55 infrações de trânsito, três suspensões do direito de dirigir, além de infração específica referente à condução de veículo automotor sob influência de álcool.

Relembre o caso

Foto: Reprodução TV Vitória

O acidente que tirou a vida de Bruna aconteceu nas proximidades das instalações do Porto de Vitória, na altura da Ilha do Príncipe, na capital. Na época, a Marinha informou que o local não era liberado para o tráfego e fundeio de embarcações.

Veja a denúncia do MPES

A lancha, conduzida pelo empresário José Silvino Pinafo, dono da embarcação, colidiu em uma estrutura de aço. O condutor ficou ferido e precisou ser internado. Já Bruna, que era noiva dele, morreu no local.

Segundo testemunhas, o dono da embarcação teve o pulmão perfurado e sete costelas quebradas. Por causa dos ferimentos, José precisou ser internado em um hospital da capital. O empresário recebeu alta hospitalar dois dias após o acidente.

José Silvino, que tem experiência com pilotagem marítima, havia comprado a lancha cerca de um mês antes da batida.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Segundo a Marinha, o empresário é habilitado e a lancha estava devidamente regularizada junto à Capitania dos Portos. Ela possui capacidade para 13 pessoas. No momento da batida, havia sete ocupantes na embarcação.

O outro lado

A defesa do empresário José Silvino ainda irá se manifestar sobre a denúncia. Assim que o contato for realizado, a matéria será atualizada. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.