/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Tenente-coronel dá expediente online diariamente

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Rio - São Paulo, 27/6/2015 - Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (PM), responsável pela segurança de oito bairros da zona sul, o tenente-coronel Márcio Rocha dá expediente online todos os dias. Entusiasta da chamada "polícia de proximidade", que tem como meta combater os crimes com o apoio popular, ele é assíduo nos grupos de Facebook que divulgam assaltos e aplaude a mobilização.

"Com um clique você interage com mais de 10 mil pessoas e pode dar resposta imediata. Os grupos me dão mais trabalho, já que monitoramos pelo computador e pelo smartphone 24 horas por dia, mas melhoram a confiança e a credibilidade da PM." Rocha diz que é preciso cuidado com o compartilhamento de fotos de suspeitos. "Os policiais evitam, mas não dá para impedir."

Para o sociólogo Ignacio Cano, coordenador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), os grupos refletem a migração das relações sociais para a internet. "Em princípio, a ‘neighborhood watch’ (vigilância de bairro) é algo positivo. Mas pode estimular a sensação de insegurança das pessoas." Ele cita como lado negativo tentativas de controle social, com banimento de pessoas indesejadas das ruas ou de fora do bairro.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.