/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Mergulhador capixaba era peça fundamental em quadrilha, diz PF

Lucas Vieira Donati foi preso na manhã desta quarta-feira (10), no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando tentava ir para a África do Sul

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Divulgação / Polícia Federal
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O mergulhador capixaba Lucas Vieira Donati, de 37 anos, preso durante uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (10), era, segundo a Polícia Federal, o principal mergulhador da organização criminosa que é alvo da Operação Diver.

Lucas foi preso na manhã desta quarta no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando ele tentava ir para a África do Sul.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

De acordo com o superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, delegado Eugênio Ricas, provavelmente o suspeito estava a caminho de mais uma missão para captura da droga.

"Ele era o principal mergulhador dessa organização criminosa. Ele colocava a cocaína nos navios, que estavam ancorados nos portos do Espírito Santo e depois viajava para o exterior e retirava essa cocaína em portos da Europa ou da África", afirmou.

Ainda segundo Ricas, durante envio e recebimentos dos entorpecentes, o grupo colocava em torno de seis bolsas com cerca 50 e até 80 quilos de cocaína nesses navios, que já transportaram em torno de 400 quilos de cocaína para a Europa e para a África.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Sobre o dinheiro encontrado na casa do mergulhador, no bairro Tabuazeiro, em Vitória, o superintendente afirmou que, pelo fato do suspeito não possuir qualquer outra fonte de renda lícita, todo o montante apreendido na residência poderia ser vindo do tráfico.

"Parte desse montante era em dólar e em euro, ou seja, isso significa que ele recebia pagamentos em dólar e em euro, de acordo com os locais que ele mergulhava. Ele não tinha uma fonte de renda lícita, então todo esse valor que encontramos na casa dele, muito provavelmente era fruto desses mergulhos para a organização criminosa que trafica cocaína".
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.