/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Capixaba morador da Serra é denunciado por promover grupo terrorista Estado Islâmico

O capixaba Harisson de Souza Andrade foi identificado a partir de diálogos mantidos em uma rede social, no ano passado

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um morador da Serra está entre os 11 brasileiros denunciados pelo Ministério Público Federal como responsáveis pela promoção da organização terrorista Estado Islâmico no Brasil. O capixaba Harisson de Souza Andrade foi identificado a partir de diálogos mantidos em uma rede social, no ano passado.

A promoção da organização ocorreu por meio de publicações em redes sociais e compartilhamento de materiais via aplicativo WhatsApp. Os denunciados também recrutavam menores de idade para participar de atos terroristas em solo nacional.

Segundo a dados coletados, o capixaba é apoiador do grupo terrorista Al-Qaeda. Inclusive, na residência de Andrade, foram apreendidas armas de fogo artesanais, algumas delas comprovadamente funcionais.

As investigações começaram em 2016, após a Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal receber um comunicado da Guarda Civil da Espanha. No documento, a polícia espanhola informava que números de telefones brasileiros estavam em grupos de WhatsApp suspeitos de "promover, organizar ou integrar" o Estado Islâmico. Alguns dos grupos tinham mais de 200 participantes.

Atentado no Brasil

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com o Ministério Público Federal de Goiás, os integrantes discutiam, por esse grupo, a realização de um atentado no Brasil com explosivos. Conversas interceptadas pela polícia revelaram que brasileiros mantinham contato com pessoas da Síria, Turquia, Líbia, Afeganistão e Estados Unidos.

A acusação é de que os denunciados divulgavam ações em um grupo chamado Estado do Califado Brasileiro. Onze pessoas foram denunciadas e duas estão presas. A pena para o crime de terrorismo chega a 16 anos de prisão.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.