/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Laudo diz que mulher morta após abordagem da PM foi espancada

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Franca - A morte de uma mulher após abordagem da Polícia Militar em Ribeirão Preto, no interior paulista, pode ter sido causada por espancamento. É o que aponta laudo do Instituto Médico Legal (IML), que constatou traumatismo crânio-encefálico e isquemia cerebral.

Luana Barbosa dos Reis, de 34 anos, era homossexual e teria se negado a ser revistada por soldados masculinos. A família disse que ela foi violentamente espancada pelos policiais, enquanto eles alegam que tenham sido agredidos e desacatados. O caso é apurado internamente pela PM e investigado também pela Polícia Civil.

Um exame feito ainda quando ela esteve internada na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas também indicou agressão. Divulgado nesta segunda-feira, 2, nele consta que ela sofreu "politraumatismo causado por agente contundente". A polícia informou que os laudos serão anexados ao inquérito. Os envolvidos, porém, seguem em atividade.

Histórico

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Luana morreu no dia 15 de abril após ficar uma semana internada. Ela teria ido levar o filho de 14 anos à escola quando aconteceu a abordagem. O adolescente teria descido da moto e corrido o que, segundo os policiais, teria levantado suspeitas.

Familiares disseram que ela tinha marcas de violência pelo corpo e que nunca praticou artes marciais, alegação dos PMs para o uso de força física. Entidades acompanham o caso, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), através de comissões como a do Negro e a de Direitos Humanos.

Em seu relatório, a advogada Renata Oliveira, da Comissão do Negro, disse querer acreditar "que policiais treinados possuem técnica suficiente para imobilizar uma mulher desarmada sem precisar recorrer a espancamentos desse nível".

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.