/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Vitória registra 180 novos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes

Mesmo com a queda do número, que foi de 406 em 2013, mobilizações e seminários serão feitos na capital para conscientizar a sociedade sobre o problema

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Seminário vai discutir ações para garantir a proteção de crianças e adolescentes contra o abuso Foto: Divulgação/Prefeitura

Notificações das secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e Saúde (Semus) de Vitória revelaram que houve uma diminuição considerável nos números de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em 2014 foram registrados 180 novos casos, sendo que em 2013 foram 406 e em 2012 foram 360.

Para conscientizar a sociedade acerca do problema e também incentivar as pessoas a denunciar esses casos, neste domingo (17) uma grande mobilização foi feita na praia de Camburi, perto do Clube dos Oficiais, das 8 às 12 horas. O Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes mobilizou a população para vestir camisa branca e participar do ato.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

E com o objetivo de discutir programas e ações para mobilizar setores envolvidos em políticas de proteção aos menores que são vítimas de violência, acontecerá nesta segunda-feira (18) o III Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescente.

A data 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ela foi escolhida após o trágico desaparecimento da menina capixaba Araceli Cabrera Sanches, em 1973, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta aos 8 anos de idade.

O evento, que acontecerá no auditório da Prefeitura de Vitória, das 8 às 17 horas, contará com a presença do coordenador geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto. Ele apresentará o programa que visa à proteção infantil no contexto do turismo.

Entre as linhas de ação, destacam-se encontros de mobilização nacional nos principais destinos turísticos do país e o apoio à qualificação profissional e à inserção de vítimas no mercado de trabalho. "Divulgaremos dados de denúncias de violência sexual no país contabilizados pela Secretaria de Direitos Humanos", disse Adelino Neto.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na programação, estão previstas, ainda, mesa-redonda, palestras, apresentações artísticas e culturais, além de exposição de projetos que englobam a proteção das crianças. Estarão presentes também representantes da Promotoria da Infância e Juventude de Vitória, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, da 1ª Vara especializada da Infância e Juventude de Vitória.

No evento, serão distribuídos materiais como banners, adesivos e cartazes da campanha Proteja Brasil. A iniciativa estimula o uso do Disque 100, ferramenta de ajuda para denunciar, por meio de ligações gratuitas e anônimas, casos e suspeitas de qualquer violação ao direito dos menores.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.