Último suspeito de matar adolescentes em Sooretama é preso
Lucas Ferreira Macena, conhecido como "Bala Halls", é investigado por participação na execução dos três jovens, que tinham entre 14 e 15 anos
Lucas Ferreira Macena, conhecido como "Bala Halls", de 22 anos, investigado por participação na execução de três adolescentes em Sooretama, em 18 de agosto de 2023, foi preso em uma operação da Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN) e da Delegacia de Polícia (DP) do município onde o crime ocorreu.
Além da execução, o suspeito também é investigado pela ocultação de cadáver dos três jovens. Os corpos dos adolescentes, que tinham entre 14 e 15 anos, foram encontrados no dia 1º de setembro em uma cova rasa em uma área de eucalipto na região de Areal.
No dia em que os corpos dos jovens foram encontrados, dois homens foram presos e um adolescente foi apreendido suspeitos de terem participação no crime.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
As buscas pelo suspeito tiveram início após uma denúncia anônima, que informava seu paradeiro. O homem foi encontrado na casa de parentes, numa região conhecida como Rocinha, no município.
Durante a abordagem, a casa foi cercada e o suspeito chegou a tentar se esconder dentro da residência, debaixo de uma cama, mas foi localizado e preso pela equipe policial.
O detido foi encaminhado para a Penitenciária Regional de Linhares (PRL), estando à disposição da Justiça.
O crime
Os adolescentes Kauan Correia, Carlos Henrique Nascimento e Wellington Gomes Simon foram sequestrados no dia 18 de agosto e, de acordo com a investigação, assassinados por vingança por morarem em uma região rival do tráfico de drogas em Sooretama.
Na época do crime, o então secretário de Segurança do Espírito Santo, coronel Alexandre Ramalho, explicou que se deu em um cenário onde duas áreas são dominadas por traficantes rivais: Areal e Baixada.
Leia Também: Polícia encontra corpos de adolescentes desaparecidos em Sooretama
Os três adolescentes moravam na Baixada e não tinham ligação com nenhum crime. Já os criminosos responsáveis pelos assassinatos dominam o tráfico no Areal.
Tudo começou, de acordo com Ramalho, quando os adolescentes foram até o local onde houve um tiroteio, no dia 18 de agosto, data do desaparecimento. A vítima dos disparos estava no Areal e tinha sofrido um ataque de criminosos da Baixada, mesmo local que os adolescentes moram.
Assim que os traficantes perceberam a presença dos adolescentes na cena do atentado contra o rival, decidiram se vingar. Os meninos haviam saído de casa apenas para ver o que havia acontecido na rua, após ouvirem os disparos.
Leia Também: Adolescentes desaparecidos no ES: entenda por que as buscas foram suspensas
Segundo Ramalho, quando o tráfico do Areal soube que os jovens pertenciam à Baixada, os criminosos os cercaram, torturaram, mataram e enterraram os corpos.
Assista ao vídeo da prisão:
Leia Também: Adolescentes de Sooretama foram executados por vingança do tráfico