/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Ucrânia sentencia dois russos a 14 anos de prisão por terrorismo

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Moscou - Um tribunal ucraniano sentenciou dois servidores russos que haviam sido capturados no ano passado a 14 anos de prisão depois de condená-los por terrorismo e por promover a guerra no leste da Ucrânia. A decisão abre as portas para uma possível troca de prisioneiros entre os dois países.

A Rússia insiste que não está enviando tropas para a Ucrânia, onde separatistas apoiados pelo governo russo combatem as forças do governo desde abril de 2014. Alexander Alexandrov e Yevgeny Yerofeyev admitiram ser servidores russos e disseram que estavam no país em uma missão de reconhecimento. O Ministério da Defesa da Rússia, porém, afirma que os dois haviam abandonado os serviços.

Alexandrov e Yerofeyev foram nomeados como possíveis candidatos para serem trocados pela pilota ucraniana Nadezhda Savchenko, que foi capturado por rebeldes separatistas no ano passado e sentenciado em março a 22 anos de prisão na Rússia por suposto envolvimento na morte de dois jornalistas locais.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Pelo menos 9,1 mil pessoas morreram no conflito dos últimos dois anos, que também deixou grandes áreas do centro industrial da Ucrânia em ruínas.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, afirmou no mês passado que estaria disposto a trocar Alexandrov e Yerofeyev por Savchenko. O Kremlin não rejeitou a possibilidade, mas disse que nenhuma decisão seria tomada antes do veredicto de Savchenko, o que aconteceu no começo deste mês.

Segundo a agência de notícias russa Interfax, o advogado de Yerofeyev disse que seu cliente ainda não decidiu se vai apelar da decisão. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.