/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Suspeito de assalto a PM em Cariacica estava fora da área determinada pela Justiça

De acordo com o secretário estadual de Justiça, foi feita uma tentativa de contato com Izaías Barnabé Júnior, por meio de telefone, mas ele não atendeu às ligações

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Izaías, que foi baleado durante um assalto a um policial militar, em Cariacica, usava uma tornozeleira eletrônica Foto: Divulgação/PM

O detento que usava uma tornozeleira eletrônica, mas mesmo assim participou de uma tentativa de assalto a um policial militar em Cariacica, na noite desta quinta-feira (23), estava fora da área de circulação determinada pela Justiça. Tanto que, segundo o secretário estadual de Justiça, Eugênio Ricas, foi feita uma tentativa de contato com Izaías Barnabé Júnior, de 19 anos, por meio de telefone, mas ele não atendeu às ligações.

"Quando a equipe percebeu [que ele saía da área delimitada], foi feito o contato por telefone, que é o procedimento. Quando foram acionar o Ciodes o crime já havia acontecido", explicou o secretário.

De acordo com Ricas, não houve falha no sistema de tornozeleira eletrônica. O secretário alega que o acusado era considerado um criminoso de baixa periculosidade, era monitorado no município de Viana desde março deste ano e, caso infringisse a área limitada, a Justiça precisaria ser acionada para saber que medidas seriam tomadas. E o primeiro passo, segundo Ricas, era justamente ligar para o infrator.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo o secretário, o não uso da tornozeleira dificultaria ainda mais o monitoramento do criminoso por parte do Estado. "A prisão provisória é uma exceção. Então, em regra, essa pessoa estaria solta de qualquer forma. Só que, com a tornozeleira, nós temos condições de saber passo a passo, todos os dias, onde essa pessoa passou. Sem a tornozeleira, que seria a regra, a gente não teria conhecimento de absolutamente nada que essa pessoa fez e os locais onde ela passou durante esse período", argumentou.

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), 125 presos utilizam o sistema de tornozeleira eletrônica no Espírito Santo. Uma das intenções é monitorar diariamente o retorno dos condenados em regime semiaberto aos presídios. Mas ela não impede que novos crimes sejam cometidos por eles. 

Para o secretário Eugênio Ricas, não houve falha no sistema de monitoramento do detento Foto: TV Vitória

Eugênio Ricas disse ainda que o caso de Izaías será avaliado com cautela e que não descarta mudanças no monitoramento. "Todo sistema pode ser melhorado, aperfeiçoado. Agora, isso não é uma falha do sistema. A tornozeleira acompanha a pessoa durante todo o percurso que ela faz. O equipamento é composto por um GPS e por dois chips de telefone. Então o propósito a que serve foi alcançado, a gente tem todo o rastro dessa pessoa. Mas é possível ter uma resposta mais rápida nos casos de descumprimento", disse o secretário.

O crime

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na noite desta quinta-feira, por volta das 20 horas, um policial militar sofreu uma tentativa de assalto no bairro Alto Boa Vista, em Cariacica. O PM, de imediato, não reagiu e entregou o carro. Mas, quando os suspeitos perceberam que ele estava armado, atiraram contra o soldado. 

Um dos suspeitos acabou morrendo. O outro, que é Izaías, ficou ferido e foi levado para o hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha. Um terceiro suspeito conseguiu fugir com a arma do crime. De acordo com a polícia, os disparos acertaram o para-brisa do carro, mas o policial não se feriu.

O soldado, de 22 anos, está lotado no Sétimo Batalhão da PM e saía do veículo quando foi rendido por dois homens. O policial tirava de dentro do carro a farda e o colete. A vítima iria assumir o plantão da noite.

Izaías confessou que a arma usada no crime era dele e que atirou contra o PM. Já o rapaz que morreu não foi identificado. O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia vai coletar informações para chegar até o homem que conseguiu escapar.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.