/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Em 2 meses, 12 mulheres foram assassinadas no ES

Embora preocupante, o número atual de mortes de mulheres nos meses de janeiro e fevereiro é menor do que o registrado no ano passado, que totalizou 16 casos

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Reprodução TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Março, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, começou com um dado positivo para a Segurança Pública capixaba. O Espírito Santo registrou uma redução no número de mulheres mortas no primeiro bimestre de 2024, em comparação com o ano anterior.

 >> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Apesar da queda na estatística, o número ainda é alto e preocupante. Em apenas dois meses, 12 mulheres foram assassinadas no Estado. Entre os casos registrados está o da enfermeira Íris Rocha, de 30 anos. Grávida de 8 meses, ela foi encontrada morta em 15 de janeiro, às margens da ES-383, em Alfredo Chaves.

No último dia 05, uma vendedora de 42 anos foi encontrada morta no bairro Santa Paula, em Cariacica. Marileide Jesus da Silva tinha marcas de estrangulamento.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp), divulgados na manhã desta sexta-feira (01º), das 12 mulheres mortas em 2024, seis foram vítimas de feminicídio. No ano passado, foram registrados 16 mortes em janeiro e fevereiro, sendo sete crimes de gênero.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Eugênio Ricas, destacou que ano após ano o Espírito Santo adota mais ações e programas para acolher as vítimas de violência doméstica.

Temos que entender que mudando essa cultura ano após ano, teremos sucesso. É um caminho árduo, pois é algo que vem da criação desses indivíduos, que entendem a mulher como propriedade, acham que podem mandar na vida delas. Temos que ser mais eficientes no combate a esse tipo de crime e estamos criando mecanismos para melhorar essa rede de apoio”, pontuou.

LEIA TAMBÉM: Polo gastronômico de Cariacica será revitalizado; veja como ficará

ES tem menor número de homicídios em 28 anos

Em janeiro e fevereiro de 2024, o Estado registrou o menor número de homicídios desde 1996. Em relação ao bimestre do ano anterior, a redução foi de 18,2%.

De acordo com os dados da Sesp, os dois primeiros meses do ano foram 148 assassinatos registrados nos municípios capixabas, contra 181 no período de 2023. Apenas a região Norte capixaba teve crescimento no número de casos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na série histórica de 28 anos, o melhor resultado para um bimestre havia sido em 2022, quando o Estado alcançou 166 homicídios no período. 

LEIA TAMBÉM: Jovem de 23 anos morre afogado após pular da orla de Cariacica

O governador Renato Casagrande ressaltou que o Estado busca ficar entre os cinco menos violentos do País e que, para isso, é fundamental envolver diversas esferas sociais. 

São resultados como estes que reforçam a relevância do trabalho conjunto entre as forças de segurança, o nosso eixo social do programa Estado Presente e as comunidades, orientados para a construção de um futuro mais pacífico e seguro em nosso Espírito Santo”, afirmou o governador.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.