/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Casal perde mais de R$ 1,6 mil em golpe do falso aluguel de carro no ES

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), 5.779 pessoas foram vítimas de estelionatários em 2023

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um casal perdeu mais de R$ 1.600 em um golpe pela internet, do falso aluguel de carro, na Grande Vitória. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), 5.779 pessoas foram vítimas de estelionatários em 2023. No mesmo período do ano passado, houve o registro de quase 8 mil casos. Mesmo com a queda no número de ocorrências, este tipo de crime ainda faz muitas vítimas.  

Durante o golpe sofrido pelo casal, o suspeito enviou fotos e todas as informações do veículo. Durante a ação, ele também pediu que a vítima assinasse o contrato e reconhecesse firma no cartório. Além disso, enviasse cópia da carteira de motorista.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em entrevista ao jornal Cidade Alerta, da Record TV, a vítima, que preferiu não se identificar, explica que o criminoso foi convincente. Entretanto, no dia de realizar o pagamento, o casal ficou receoso. Mesmo assim, realizou a transação via Pix. 

"Depois disso, ele parou de responder as mensagens. Fiquei mais de uma hora do prédio esperando o tal contrato, mas ele não respondia. Fomos para a delegacia fazer o boletim de ocorrência e mesmo assim não conseguimos contato", disse a vítima. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O casal não sabe o que fazer, pois está desempregado, tem um filho de 9 anos e a mulher está grávida de 4 meses. Sem renda e com o prejuízo, eles não sabem como pagar as contas.

"Estou muito preocupado, a nossa renda caiu mais de 80%, estamos desempregados. O carro que íamos comprar seria utilizado para retornar essa renda necessária, mas isso não será mais possível", destacou. 

Delegado recomenda cautela 

O delegado Brenno Andrade, titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, explicou que os golpes podem ser evitados, desde que as pessoas tomem cuidado antes de cair nas armadilhas.

"Deve-se desconfiar acima de tudo. Eles utilizam armadilhas poderosas, como a engenharia social e o 'phishing', ameaças virtuais, também chamados de crimes cibernéticos, onde pessoas mal intencionadas aproveitam oportunidades para tirar dinheiro das vítimas", destaca o especialista. 

Confira as principais dicas

-Desconfiar acima de tudo! Deve-se pensar sempre se a proposta é realmente boa e segura;
-Não transfira dinheiro sem antes saber se é um indivíduo confiavél;
-Não pague antes de realizar o negócio e ter o produto em mãos. 

*Com informações da repórter Thainara Paula Ferreira, da TV Vitória/ Record TV

LEIA TAMBÉM: Padre desaparecido é encontrado morto no interior de Minas; polícia investiga 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.