/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Funcionários do Convento podem ter ajudado bandidos que assaltaram o local

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que nesta terça-feira divulgou imagens de videomonitoramento, que mostram um dos suspeitos na lanchonete do templo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Câmera de segurança da lanchonete do convento registrou imagens do suspeito de agredir o frei Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A polícia não descarta a possibilidade de funcionários do Convento da Penha, em Vila Velha, terem ajudado criminosos a assaltarem o templo religioso, na tarde desta segunda-feira (13). Durante a ação, um frei de 80 anos foi amarrado e espancado pelos bandidos, que fugiram com o dinheiro das ofertas dadas por fiéis durante a última missa realizada no local.

"Em crimes dessa natureza é comum que se tenha alguém interno que dê informações privilegiadas para o roubo", afirmou o delegado Marcelo Nolasco, da Delegacia Regional de Vila Velha, responsável pelas investigações.

Nesta terça-feira (14), a polícia divulgou imagens de videomonitoramento, que mostram um dos suspeitos na lanchonete do convento. Segundo a polícia, ele seria o responsável por agredir o frei.

Vestindo camisa cinza e calça escura, o criminoso segue em direção ao balcão e pede para que uma funcionária guarde dois capacetes. A mulher coloca os equipamentos de segurança próximo à câmera e, em seguida, o rapaz deixa o local.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Nós temos imagens boas feitas na lanchonete do convento e que mostram o rosto de um dos assaltantes - o que imobilizou e agrediu o frei - e os capacetes usados também, que são bem diferenciados e que podem ajudar na identificação dos criminosos", ressaltou Marcelo Nolasco.

Foto: TV Vitória

O crime aconteceu logo após uma celebração realizada no convento. O frei estava a caminho do escritório, onde seria feita a contabilidade das ofertas, quando foi rendido pelo suspeito e pelo comparsa. O religioso sofreu diversos ferimentos no rosto e nos braços.

"Na hora em que eu abri a porta, eles me empurraram para dentro, me agarraram, deram uma gravata, mandaram eu deitar no chão e ficar quieto. Aí eles perguntaram onde estava [o dinheiro] e eu falei: 'procure nas gavetas'. Eles ameaçaram me bater e eu falei: 'não precisa bater não, eu fico quieto', lembra o frei.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

De acordo com a polícia, os dois bandidos foram embora separados. Um deles desceu a pé com o dinheiro das ofertas dos fiéis pela ladeira de penitência, enquanto o comparsa seguiu até o campinho do convento, onde estava uma motocicleta.

Toda a ação durou pouco menos de uma hora. Em outro vídeo, o suspeito aparece novamente na lanchonete para buscar os capacetes. Ele vai embora de moto até o portão do convento, onde reencontra o comparsa.

A polícia conta com a ajuda da população para identificar os bandidos que assaltaram o Convento da Penha e agrediram o frei. Quem tiver qualquer informação que possa ajudar o trabalho da polícia deve entrar em contato com o disque-denúncia, pelo telefone 181. Não é preciso se identificar.

Reforço na segurança

Nesta terça-feira, a segurança no Convento da Penha foi intensificada por homens da Guarda Municipal de Vila Velha e a programação no templo não foi afetada. Durante a tarde, homens da Força Nacional também estiveram no local. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Além disso, desde o início da última semana, uma antena que permite a comunicação com as tropas que reforçam o patrulhamento das ruas na Grande Vitória foi instalado no campinho do Convento da Penha. O equipamento é vigiado por soldados do Exército, que passam dia e noite no local.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.