/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Legislativo de Israel aprova leis para endurecer abordagem de policiais

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Jerusalém - O Parlamento israelense aprovou nesta terça-feira novas leis para aumentar o poder da polícia, permitindo que ela pare e reviste suspeitos sem motivo aparente. A medida tenta conter a nova onda de ataques feitos por palestinos a israelenses, que acontecem quase todo dia.

Para os críticos, a nova legislação irá permitir que a polícia atue principalmente as minorias e os árabes.

Anteriormente, a polícia podia apenas revistar pessoas suspeitas de carregar uma arma. As novas medidas dão às autoridades o poder de revistar todos que estejam em áreas declaradas como passíveis de "atividade de sabotagem hostil". Eles também poderão revistar quem considerarem capaz de cometer crimes violentos.

Segundo o ministro da Segurança Interna, Gilad Erdan, o projeto visa "um aumento importante das capacidades da polícia para combater mais efetivamente o terrorismo e a violência".

Já para o parlamentar árabe Jamal Zahalka, está "claro que os principais afetados serão os árabes e aqueles que se parecem com árabes".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Desde 26 de setembro, 26 israelenses foram mortos por palestinos. 151 palestinos morreram nas mãos das forças israelenses. Dentre esses, 106 tentavam cometer algum ataque, Dise a polícia. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.