/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

FBI prende ex-agente da CIA que teria vazado dados à China

Jerry Lee teria denunciado agentes dos EUA a Pequim

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O FBI prendeu nesta semana um ex-agente da CIA suspeito de ter entregue à China uma lista com nomes de todos os informantes da agência de inteligência no país. Desde 2010, esses informantes têm sido assassinados ou detidos por Pequim.

De acordo com o jornal The New York Times, o ex-agente da CIA que vazou a lista é Jerry Chun Shing Lee, de 53 anos, que trabalhou para agência entre 1994 e 2007. Jerry vivia em Hong Kong e foi preso na segunda-feira, ao desembarcar no aeroporto internacional JFK de Nova York, acusado de ter vazado ilegalmente informações de segurança nacional. O ex-agente compareceu nesta terça-feira (16) diante de um juiz de Nova York.

Caso seja condenado, pode pegar até 10 anos de prisão.

O FBI passou a investigar o ex-agente em 2012, quando a CIA começou a perder seus informantes na China.

Em agosto, Jerry e sua família viajaram de Hong Kong aos EUA e se hospedaram em hoteis do Havaí e da Virginia. O FBI aproveitou a ocasião para realizar grampos e vasculhar seus pertences, descobrindo que o ex-espião ainda carregava materiais dos quais já não tinha mais autorização para uso. Foram encotrados dois cadernos, com anotações feitas à mão, de reuniões entre informantes da CIA e agentes encobertos, com seus nomes verdadeiros e números de telefone.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Cerca de 20 informantes da CIA na China foram assassinados ou presos pelo governo de Pequim durante os últimos sete anos. Os investigadores do FBI também não descartam a hipótese de que o governo chinês tenha grampeado os meios de comunicação entre a CIA e seus informantes no exterior.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.