/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Empresários que reutilizavam material cirúrgico descartável são presos no ES

A empresa distribuía produtos para planos de saúde e vários hospitais na Grande Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma quadrilha que aplicava golpe na comercialização de materiais hospitalares foi desarticulada no Espírito Santo. Marcos Roberto Krollin, o sócio dele, Gustavo Deriz Chagas Stein e Thiago Wain foram detidos na manhã desta terça-feira (16) por policiais do Núcleo de Repressão as Organizações Criminosas e a Corrupção (Nuroc).

“Essas pessoas [suspeitas] já foram ouvidas e elas vão responder basicamente pela adulteração das etiquetas, por lavagem de capitais, pois esses valores são reaplicados na estrutura. Temos também crimes contra a saúde pública, estelionato”, disse o gerente do Nuroc, Raphael Corrêa.

A empresa, segundo a polícia, funciona na Serra e distribuía produtos para planos de saúde e vários hospitais na Grande Vitória. O problema é que matérias que deveriam ser usados uma única vez em cirurgias eram reutilizados. Há casos em que quatro instrumentos juntos foram reutilizados mais de 2500 vezes em cirurgias.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“Nós estamos falando basicamente aqui nessa primeira fase, com o início das investigações, do reprocessamento e reutilização de materiais e produtos que são usados em cirurgias ortopédicas, mas há uma série de outras questões relacionadas a isso. Por exemplo, a falsificação de documentos, de etiquetas que apontam qual é o lote, prazo de validade’, destacou o secretário de Segurança Pública, André Garcia.

Os instrumentos cirúrgicos foram apreendidos na sede da empresa. As etiquetas afixadas foram adulteradas. As investigações que começaram em outubro, após denúncia, levaram a polícia a ter a certeza que os materiais fraudados foram utilizados em várias cirurgias ortopédicas. A polícia investiga também a participação da empresa em fraudes contra planos de saúde, onde o material solicitado para cirurgia não usado não era devolvido.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Denominada como lama cirúrgica, a operação continua. Os policias vão investigar agora se outros profissionais da saúde também participaram do golpe.

Confira o vídeo da matéria:


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.