/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Polícia

Criminosos que invadiram Aeroporto de Vitória teriam recebido informações privilegiadas

O delegado da PF informou que o crime evidência falhas graves no sistema de segurança e uma reunião foi marcada com a Infraero para formalizar novos procedimentos

Redação Folha Vitória
audima
audima
O policiamento foi reforçado Foto: TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um dia depois da pista do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, ser invadida por criminosos, o policiamento no terminal foi reforçado por policiais da Rota Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), da Polícia Militar.

Para o delegado da Polícia Federal, Luciano Flores de Lima, responsável pelas investigações, o crime evidência falhas graves no sistema de segurança e uma reunião foi marcada com a Infraero para formalizar novos procedimentos de entrada e saída da pista do terminal. 

“Isso motivou agora uma reunião que vai ser convocada com todas as agências envolvidas. A Polícia Federal vai se reunir com as empresas que trabalham no aeroporto, tanto na área de segurança quanto as companhias aéreas, e vamos tentar dificultar que isso venha acontecer novamente”, destacou o delegado.

As investigações acontecem em parceria com a Polícia Civil. Para o delegado, os criminosos são experientes. “Eles tinham um planejamento, sabendo de onde estaria vindo um voo, isso com dias de antecedência, e como esse valor seria desembarcado da aeronave e embarcado em carros fortes. Com certeza eles tinham informações privilegiadas”, afirmou. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Várias testemunhas já foram ouvidas, mas o teor dos depoimentos não será divulgado para não atrapalhar as investigações. A polícia ainda tenta descobrir como a quadrilha conseguiu ter acesso a pista.

“É certo que haviam mais pessoas envolvidas, pois não eram só aqueles que estavam dentro da caminhonete tentando fazer a abordagem da aeronave. Estamos com uma linha bastante grande de investigação, com várias hipóteses e vamos ver até onde vai isso”, disse Lima.

O carro usado pela gangue foi apreendido e está no pátio da Polícia Federal, em Vila Velha. Nenhuma linha de investigação foi descartada e a polícia trabalha na hipótese da quadrilha ter recebido informações privilegiadas.

Invasão 

 

Carro utilizado pelos criminosos é bastante parecido com os utilizados por funcionários da Infraero Foto: Reprodução

A tentativa de assalto aconteceu por volta das 9 horas da última terça-feira (3), na pista do aeroporto. Segundo testemunhas, um carro pintado e adesivado, bem parecido com os usados pela Infraero, entrou na pista sem levantar suspeitas no mesmo momento que uma aeronave com um carregamento milionário em dinheiro taxiava. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ainda segundo testemunhas, em um determinado momento o carro aumentou a velocidade e isso chamou a atenção dos fiscais. Ao se aproximarem dos carros forte que iriam fazer o transporte do dinheiro, eles desistiram e voltaram pelo mesmo caminho. 

O carro foi abandonado no meio da mata, ainda no terreno do Aeroporto. A Polícia Federal foi acionada e encontrou um carregador de fuzil dentro do veículo. Os suspeitos fugiram. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.