/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Publieditorial
Geral

Alfabetização bilíngue impulsiona o desenvolvimento cognitivo e social na Escola Americana de Vitória

A alfabetização bilíngue, cada vez mais valorizada no contexto educacional global, proporciona às crianças a oportunidade de desenvolver habilidades em dois idiomas simultaneamente, o que traz benefícios que vão além da fluência linguística.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A alfabetização bilíngue, cada vez mais valorizada no contexto educacional global, proporciona às crianças a oportunidade de desenvolver habilidades em dois idiomas simultaneamente, o que traz benefícios que vão além da fluência linguística. Esse processo contribui de maneira significativa para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. Reconhecida por seu ensino internacional e metodologia inovadora, a Escola Americana de Vitória oferece uma formação integral com imersão no inglês e incentiva os alunos a se destacarem em um ambiente multicultural e dinâmico.

Foto: Divulgação Escola Americana

De acordo com a diretora pedagógica da EAV, Jennifer Rocha, o bilinguismo promove uma flexibilidade cognitiva aprimorada, permitindo que as crianças se adaptem facilmente a novas situações e alternem entre tarefas diferentes. Também melhora as habilidades de resolução de problemas, pois estimula o pensamento crítico, incentivando as crianças a abordarem desafios sob múltiplas perspectivas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“Crianças bilíngues geralmente apresentam maior densidade cerebral em áreas ligadas à linguagem e à cognição, o que contribui para um processamento de informações mais eficiente. Em termos sociais e emocionais, o domínio de dois ou mais idiomas amplia a compreensão cultural e a empatia, além de promover uma autoestima elevada e confiança​”, afirma Jennifer.

A idade ideal para iniciar a alfabetização bilíngue é a primeira infância, aproveitando a “janela de oportunidade” em que o cérebro das crianças é especialmente receptivo a novos aprendizados. Nesse período, o cérebro das crianças possui uma alta capacidade de formar novas conexões sinápticas, sendo altamente adaptável e flexível para acomodar e integrar diferentes sistemas linguísticos.

Foto: Divulgação Escola Americana

“A criança tem uma plasticidade neural maior do que em outras faixas etárias, além de ser uma cientista nata. Ela é tolerante a diferentes tipos de aprendizado e quanto mais cedo, melhor. A EAV é bilíngue por imersão e desde o início a alfabetização é feita nos dois idiomas, inglês e português”, complementa Cristiano Carvalho, diretor geral da EAV.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na Escola Americana de Vitória (EAV), são adotados métodos e abordagens pedagógicas que promovem um aprendizado bilíngue eficaz. Os alunos, desde as primeiras séries, são inseridos na língua inglesa com o ensino pautado em vertentes de aprendizagem do International Early Years Curriculum – IEYC, da ICA (The International Curriculum Association).

O programa é fundamentado em áreas de conhecimento e tem uma abordagem interativa em toda a matriz curricular. A escola cria um ambiente linguístico rico e imersivo, no qual as crianças têm contato constante com os idiomas por meio de atividades lúdicas e interativas com leitura, música e jogos, o que reforça naturalmente o aprendizado bilíngue. A alfabetização bilíngue também é reforçada por atividades que estimulam a neuroplasticidade, ajudando o cérebro a se reorganizar e a criar novas conexões, o que é essencial para a aquisição de múltiplas línguas​.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Essa prática é complementada pela flexibilidade no ensino, onde os educadores adaptam as abordagens conforme as necessidades específicas de cada criança, respeitando o ritmo e o desenvolvimento individual.

Como os pais podem contribuir

Para que o processo de alfabetização bilíngue tenha sucesso, o apoio e o envolvimento ativo dos pais são fundamentais. Segundo Jennifer, os pais podem contribuir criando um ambiente de prática bilíngue em casa, oferecendo materiais como livros, músicas e filmes em ambos os idiomas, e promovendo conversas naturais em inglês e português.

“É importante que eles compreendam o tempo que o bilinguismo pode levar para se consolidar, mantendo expectativas realistas e apoiando as crianças em eventuais desafios, como a confusão temporária entre palavras ou estruturas. O apoio emocional e a paciência dos pais são cruciais durante a fase inicial de aprendizagem, pois ajudam as crianças a sentirem-se seguras e motivadas a continuar”, destaca Jennifer.

Sobre a EAV

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

A Escola Americana de Vitória (EAV) é a única no Espírito Santo que oferece a verdadeira educação internacional. Inaugurada em 2018, sua metodologia baseada em projetos está conectada a currículos internacionais utilizados em diversos países. Assim, na prática, os alunos da EAV estão aptos a estudar em qualquer escola e universidade do mundo.

Desde a sua inauguração, a EAV conta com uma equipe multidisciplinar. Os alunos têm acesso a uma estrutura de excelência, com salas de aulas modernas, laboratórios equipados com computadores Apple, biblioteca, maker space, sala de artes, sala de música, espaço multiuso, refeitório e ambientes para convivência. A escola também oferece toda a estrutura para a prática de esportes. Em parceria com o Clube Álvares Cabral, os estudantes têm acesso ao campo de futebol, à quadra de tênis, à piscina, às quadras poliesportivas e ao ginásio.

Na EAV, a missão é inspirar e motivar os alunos na busca pela excelência no desenvolvimento acadêmico e pessoal.  

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.