/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Publieditorial
Geral

Escolas particulares capixabas alcançam notas maiores do que as médias brasileiras no Ideb

Estudantes do ensino fundamental e médio se destacaram em avaliação nacional que mede a qualidade do aprendizado na rede pública e privada

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O aprendizado nas escolas particulares do Espírito Santo está acima da média nacional. É o que demonstra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que levantou dados de 2023. As pontuações dos estudantes, tanto nas avaliações do ensino fundamental em séries iniciais e finais quanto nas do ensino médio, foram maiores do que as médias brasileiras, seja ao analisar só a rede privada nacional ou a pontuação unindo rede particular e pública do País.

O resultado capixaba também foi expressivo na região Sudeste: a rede privada alcançou o 2º lugar nas avaliações do ensino fundamental e do ensino médio. A pontuação dos anos iniciais do ensino fundamental da rede particular capixaba saltou de 7,4 de 2021 para 7,6 em 2023. Já a dos anos finais foi de 6,6 para 6,7. No ensino médio, a nota pulou de 5,6 para 5,8. Por isso, o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES), Moacir Lellis, declarou estar orgulhoso das escolas capixabas e dos alunos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“O resultado reflete todo esforço e dedicação das instituições em busca da excelência. Para citar um exemplo, a rede particular capixaba teve a pontuação de 7,6 no Ideb ao avaliar os anos iniciais do ensino fundamental, enquanto a média do País na rede privada foi de 7,2. Se analisarmos as notas do ensino público e privado nacional juntas, a pontuação foi de 6. Então, estamos muito acima no ranking”.

Lellis também declarou que é sempre necessário a melhora constante no ensino, mas há muito o que comemorar. “Sabemos que os resultados da rede particular puxam para cima a média do Espírito Santo e estamos orgulhosos de nossas escolas apoiarem o Estado nesse sentido. Entendemos que ambas as redes – pública e privada – podem e devem crescer ainda mais, porém, temos de celebrar esses resultados!”.

O presidente da Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep), Antônio Eugênio Cunha, também avaliou os dados. “Nos anos iniciais do ensino fundamental, a escola particular do Espírito Santo se mantém, desde 2011, com indicadores acima das metas estabelecidas pelo governo federal. Nos anos finais e no ensino médio, as pontuações são maiores que a média das escolas particulares brasileiras, além de performarem acima das escolas do País e da rede pública do Espírito Santo”. 

Tabelas

Ideb: Notas dos anos iniciais do ensino fundamental – Região Sudeste 

Foto: divulgação/ SINEPE

Ideb: Notas dos anos finais do ensino fundamental – Região Sudeste

Foto: divulgação/ SINEPE

Ideb: Notas do ensino médio – Região Sudeste 

Foto: divulgação/ SINEPE

Gráficos:  

Foto: divulgação/ SINEPE
Foto: divulgação/ SINEPE
Foto: divulgação/ SINEPE

Capacitações do Sinepe/ES ampliam conhecimento de educadores

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Para qualificar cada vez mais o profissional da educação capixaba em busca de resultados ainda melhores no aprendizado dos estudantes, o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES) promove regularmente diversos encontros e palestras com profissionais renomados nacional e internacionalmente, que enriquecem a rotina nas instituições de ensino no Estado.

Eventos como o Congresso Educacional das Escolas Particulares do Espírito Santo, o Encontro de Gestores, a Missão Educacional – que leva diretores e mantenedores capixabas para as melhores instituições de ensino do País e do exterior –, além de jornadas que debatem a inclusão na escola e a preparação para o período de matrículas e rematrículas, demonstram a valorização que a entidade busca destacar sobre a educação particular, além de ofertar crescimento profissional de educadores e a manutenção de um ensino de excelência para os alunos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

“Neste ano, ainda teremos o Summit Sinepe, que será um novo evento da entidade voltado para os diretores, que são os gestores máximos de uma instituição. O nosso encontro será no Dia do Diretor Escolar, 12 de novembro, em Vitória. Levaremos o palestrante Paulo Henrique Correa, que é sócio-fundador e diretor da Valor Investimentos e mestre em Gestão Estratégica de Organizações”, explicou o presidente do Sinepe/ES, Moacir Lellis.

Investimento em ensino particular se transforma em oportunidades

Com a proximidade do período de matrículas e rematrículas, é essencial que pais, responsáveis e também jovens, busquem as melhores escolas e faculdades para a formação educacional.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe/ES), Moacir Lellis, a escolha pelo ensino particular é um investimento para as famílias que vai se refletir no futuro de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Para Lellis, os resultados não ocorrem por acaso. “Nossos mantenedores têm visitado países como Chile, Portugal, Finlândia, Dinamarca, Singapura, Inglaterra, Polônia, Canada e Israel – por meio do projeto Missão Educacional –, que se destacam no Pisa e em outras avaliações internacionais de educação. Além deles, foram feitas visitas técnicas em instituições de referência em educação no Rio Grande do Sul e São Paulo durante a Missão Educacional.

O objetivo da Missão Educacional é conhecer e entender as estratégias dessas escolas e universidades que se destacam no país e no mundo com excelência de ensino e muitas inovações.

“Esse investimento se transforma em oportunidades para os estudantes. A escolha de uma instituição associada ao Sinepe/ES também demonstra que ela tem credibilidade, compromisso com a ética, aprendizado de excelência e preocupação em formar cidadãos com valores e princípios, pois é isso que prezamos em nossa entidade. O ensino particular acredita no poder transformador da educação e contribui para mudar vidas todos os dias. Com educação de qualidade, conseguimos investir em um futuro ainda melhor”, ressaltou Lellis.

Novo evento exclusivo para diretores, gestores e mantenedores em novembro

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

Para valorizar os diretores, gestores e mantenedores das escolas associadas, o Sinepe/ES lança neste ano um novo evento: o Summit Sinepe. O encontro vai ser realizado no Dia do Diretor Escolar, 12 de novembro, durante um almoço no Restaurante Camarada Camarão, em Vitória.

O palestrante será o sócio-fundador e diretor da Valor Investimentos Paulo Henrique Correa, mestre em Gestão Estratégica de Organizações e especialista em Negócios, Gestão e Políticas Públicas Municipais, Coaching, Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa.

O evento, que é gratuito e exclusivo para as escolas associadas ao Sinepe/ES, terá como tema “Enxergando o futuro: é hora de conectar e potencializar a sua gestão institucional!”.  

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.