/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Publieditorial
Geral

Formação Integral: como o esporte transforma a vida dos alunos na Escola Americana de Vitória

O esporte desempenha um papel fundamental na formação de crianças e adolescentes, indo além dos benefícios físicos e contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Foto: Allan Novais
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O esporte desempenha um papel fundamental na formação de crianças e adolescentes, indo além dos benefícios físicos e contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal. Praticar esportes regularmente não apenas promove a saúde, mas também estimula habilidades essenciais, como disciplina, trabalho em equipe e resiliência. Tendo a prática esportiva como um dos pilares da formação integral dos alunos, a Escola Americana de Vitória investe desde cedo em atividades recreativas e competições internas para todas as faixas etárias.

O compromisso da EAV começa dentro da sala de aula, por meio da disciplina de Saúde e Bem-Estar, que faz parte do itinerário formativo de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias da instituição. Nessa disciplina os alunos são orientados a estabelecer metas pessoais relacionadas à saúde em todos os aspectos, promovendo uma compreensão mais ampla sobre a importância de hábitos saudáveis. Esse projeto visa não apenas a conscientização, mas também a aplicação prática dos conceitos de saúde no dia a dia dos estudantes, que são incentivados a participar de atividades que também desenvolvem habilidades como disciplina, trabalho em equipe e resiliência.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“Promovi um desafio de longo prazo para os alunos, no qual cada um escolheu uma meta a ser alcançada ao longo do ano, focada em saúde e bem-estar. Esses objetivos são trabalhados em sala de aula, onde os estudantes analisam como podem melhorar e cumprir suas metas também fora da escola”, explica Iago Ornellas, professor de ciências, biologia e do itinerário de Saúde e Bem-Estar da EAV.

Foto: Divulgação/ Escola Americana de Vitória

A Ana Beatriz Cavalcanti, de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da EAV, compartilha o exemplo de quem vivencia os impactos positivos da disciplina e da prática esportiva em sua vida. “Como parte do projeto da aula de Saúde e Bem-Estar, eu determinei que queria correr uma meia maratona. Desde então, participei de diversas competições no estado e completei meu objetivo”.

Ela destaca que, atualmente, correr é um dos aspectos da sua vida que mais traz alegria e auto-realização. “Eu não tenho dúvidas de que o esporte me impactou muito positivamente, me sinto mais saudável, disposta e conheci diversas pessoas. O progresso não linear da corrida também me incentiva a continuar pressionando e trabalhando duro para os meus objetivos. Como é um esporte de resistência, correr me tornou uma pessoa mais resiliente e paciente”.

Bolsas de estudo

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Universidades e faculdades ao redor do mundo valorizam candidatos que demonstram um comprometimento com atividades extracurriculares, especialmente aquelas que envolvem liderança e trabalho em equipe. O esporte oferece uma plataforma para os alunos desenvolverem essas qualidades e se destacarem em processos seletivos altamente competitivos.

Além disso, há oportunidades significativas de bolsas de estudo esportivas que podem facilitar o acesso a instituições de ensino fora do país. “Na EAV acreditamos que o esporte é um aliado poderoso no alcance dos objetivos de nossos alunos na vida acadêmica e pessoal, tanto dentro quanto fora do país. Há universidades que utilizam o viés esportivo como prioridade dentro do portfólio. Os alunos precisam se destacar e ter um bom currículo de competição para provar que são atletas. Então aqui na escola já trabalhamos essa cultura desde cedo com todos os alunos”, afirma Carlos Lima, coordenador de esportes da EAV.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

“Eu quero seguir o caminho da medicina e penso estudar nos Estados Unidos. Definitivamente consigo ver como essas habilidades adquiridas na corrida podem contribuir na minha aplicação na faculdade”, afirma Ana.

Olimpíadas Escolares

Como parte da programação de incentivo ao esporte, a EAV também realiza anualmente a School Olympics. O evento esportivo chegou em sua 3ª edição e, ao longo de uma semana, promoveu jogos e apresentações com turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª série do Ensino Médio. A competição interna inclui diversas modalidades como futsal, handebol, basquete, vôlei, tênis de mesa e dodgeball (queimada).

Além disso, a EAV oferece uma estrutura esportiva de alta qualidade e é a única escola do estado a ter parceria com o Clube Álvares Cabral. Os estudantes têm acesso a todas as instalações do Clube, como quadras de tênis, piscinas, campo de futebol e quadra poliesportiva, para as aulas do programa “After School”.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.