/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Publieditorial
Geral

Unimed Vitória celebra 45 anos: uma história de pioneirismo, de cuidado e de desenvolvimento

A maior cooperativa de saúde do Espírito Santo completou 45 anos nesta terça-feira (27).

Foto: Divulgação Unimed


pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

“Eu posso dizer que sou pai de uma cooperativa. Então, eu sinto a mesma coisa que sinto em relação aos meus filhos”. Essa frase é de Paulo Eugênio Bringuente, médico fundador da Unimed Vitória, que completa 45 anos de existência em solo capixaba nesta terça-feira (27).

Os caminhos de Bringuente e do cooperativismo se cruzaram em 1979, quando o urologista, que havia acabado de voltar do Rio de Janeiro para sua terra natal, foi convidado a liderar a criação da Unimed Vitória. Junto a outros 25 médicos, ele fundou a que viria a ser a maior cooperativa de saúde do Espírito Santo, desde o princípio alicerçada em um propósito. “Nós queríamos melhorar a relação médico-paciente, que é muito importante nos consultórios”, pontuou o médico em um dos episódios da websérie “Uma História de Vidas”, que é desenvolvida pela Unimed Vitória para celebrar as inúmeras histórias que fazem parte de sua trajetória.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em 1982, ao final do mandato de Bringuente, a Unimed Vitória contava com quatro funcionários, cerca de 10 mil usuários e 103 cooperados. Hoje, os números se multiplicaram: em 2024, a operadora já possui mais de 2.700 colaboradores e 2.500 cooperados, que atendem a cerca de 420 mil clientes em 19 cidades. Tudo isso aconteceu em meio a um processo de intenso desenvolvimento, tendo sempre como pano de fundo a história do estado.

Na década de 1980, o número de cooperados passou a ser expandido, assim como a rede de atendimento. Já nos anos 1990, o Hospital Unimed foi inaugurado, representando um marco na infraestrutura da cooperativa. Nos anos 2000, a Unimed Vitória recebeu, pela primeira vez, a certificação ISO 9001, um reconhecimento à qualidade dos serviços prestados. As décadas seguintes foram marcadas por investimentos em tecnologia, expansão dos recursos e fortalecimento da atuação da operadora na Grande Vitória.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

“Sou médico cooperado há 26 anos. Aprendi muito com os colegas que chegaram antes de mim e sigo aprendendo com os que continuam chegando. Ao olharmos para trás, vemos uma trajetória marcada por conquistas e desafios superados. Mas, acima de tudo, vemos um legado de cuidado e compromisso com a saúde da nossa comunidade. A história da Unimed Vitória é a história das milhares de vidas de clientes, trabalhadores e médicos que a construíram diariamente”, celebra o diretor-presidente, Fabiano Pimentel.



Novo marco de desenvolvimento

De acordo com Fabiano, para além do orgulho do passado, os 45 anos da Unimed Vitória são um impulso, uma motivação para que a cooperativa alcance patamares cada vez maiores de desenvolvimento. E o caminho para isso já está sendo construído. No 1º trimestre deste ano, a conquistou o primeiro lugar em resultado operacional no país dentro do Sistema Unimed e vive um processo de franca expansão de sua rede de unidades próprias, que carregam o DNA da Unimed Vitória.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Do final de 2023 para cá, duas clínicas Unin, dedicadas ao tratamento de transtornos do neurodesenvolvimento infantil, foram inauguradas recentemente, sendo uma na Serra e outra em Vila Velha. Em breve, será inaugurada a nova Oncologia Unimed Vitória, na Capital, com o dobro da capacidade de atendimento e mais acolhimento aos pacientes.

Também está em fase de conclusão a primeira etapa de uma unidade hospitalar no município da Serra. Com 100 leitos disponíveis, além de estrutura de UTI, a unidade tem previsão de início das atividades no primeiro semestre de 2025, atendendo a uma demanda importante dos moradores do município e das empresas da região.

“E não paramos por aí! Em breve daremos início às obras de expansão do Hospital Unimed, em Vitória, reunindo nossos principais serviços em um mesmo espaço, permitindo facilidade de acesso e agilidade de atendimento, transformando o espaço, de fato, no Complexo Integrado de Atenção à Saúde (CIAS)”, acrescenta a diretora de Recursos Próprios, Adriana Botti.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Enquanto a rede cresce, as unidades já existentes estão sendo constantemente aprimoradas. A Maternidade Unimed, por exemplo, passa por um processo de melhorias, como a ampliação da capacidade da Utin, a renovação dos andares de internação e a construção de mais uma sala de parto.

Este ano, a Unimed Vitória também selou uma parceria com o Hcor, que é referência em saúde no país. A partir disso, todas as unidades próprias, incluindo o Hospital Unimed e a Maternidade, estão passando por uma consultoria para o aprimoramento de processos administrativos e assistenciais que garantam a oferta de um serviço de excelência.

“Sem dúvidas, a existência da Unimed Vitória é fruto de muito trabalho. Mas ela somente é possível graças à confiança de todos os que acreditaram e acreditam na oferta de um serviço de saúde suplementar competente e humanizado em cada detalhe. Por isso, agradeço aos nossos clientes, assim como aos nossos cooperados, colaboradores e parceiros, pela parceria de 45 anos. E que venham muitas outras décadas”, finaliza Fabiano Pimentel.  

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.