/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

VÍDEO l "Deus in Machina": igreja cria IA de Jesus para confessionário

Inteligência artificial desenvolvida em parceria com universidade da Suíça interage com fiéis em mais de 100 idiomas

Laísa Menezes

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Capela de São Pedro, localizada em Lucerna, Suíça, passou a contar com uma inovação tecnológica que une religião e inteligência artificial. Desde agosto, um avatar de Jesus, parte de uma instalação batizada como "Deus in Machina", tem interagido com os visitantes no confessionário.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a igreja e o laboratório de pesquisa da Universidade de Ciências Aplicadas de Lucerna (HSLU).

LEIA MAIS:

ES tem menor índice de homicídios em 28 anos; latrocínios aumentam

VÍDEO | Motoboy que fazia entregas para farmácia morre em acidente em Guarapari

Torresmo na dieta: "barrinha de cereal" de Casagrande é saudável?

A proposta visa oferecer uma experiência imersiva, permitindo que os fiéis façam perguntas e recebam respostas em tempo real. A tecnologia é baseada em inteligência artificial capaz de entender e responder em mais de 100 idiomas, embora a maioria das interações tenha ocorrido em alemão. 

Veja o vídeo:

O avatar foi treinado com textos teológicos, proporcionando um diálogo baseado em princípios religiosos. O ambiente de interação foi adaptado para acomodar o equipamento necessário, como computador e projetores, garantindo que o avatar pudesse ser visualizado por meio da tradicional treliça que separa o confessor e o padre. 

Carregando...
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O projeto, que também explora o uso de realidade virtual e aumentada, busca modernizar a experiência religiosa sem perder a essência do espaço sagrado.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.