/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

"Assumo como peregrino", diz novo guardião do Convento da Penha

Gabriel Dellandrea, que é de Santa Catarina, é o guardião mais novo da história do Convento

Nicolas Nunes

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Foto: Frei Augusto Luiz Gabriel
"Subirei ao Convento não somente como guardião, mas como peregrino, alguém que concretizará uma experiência de fé e encontro com Deus."
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A declaração é do frei catarinense Gabriel Dellandrea, de 30 anos, anunciado como novo guardião e reitor do Convento da Penha, em Vila Velha, sendo o frei mais novo da história do mosteiro a assumir o cargo.

Em entrevista ao Folha Vitória, o devoto franciscano apontou que o foco de trabalho a partir de 2025, junto com os outros 5 freis que convivem no Convento, será de proporcionar acolhimento e o crescimento da fé dos devotos da Penha.

Leia também:

>> Quem é o novo reitor e guardião do Convento da Penha

>> Senado aprova Festa da Penha como patrimônio cultural nacional

>> Qual é a qualidade do ar na Grande Vitória? Saiba como monitorar

"Nosso principal movimento será a acolhida dos devotos e proporcionar a experiência de crescimento da fé dos peregrinos, pois o Convento da Penha é um santuário. Quero conhecer o rosto de cada irmão, rezar aos pés da Virgem da Penha para que eu possa fazer um bom trabalho", declarou.

Frei Gabriel é natural de Timbó, em Santa Catarina, mas foi criado na cidade de Rodeio, no mesmo estado.

O frei iniciou a vida religiosa em 2009, foi ordenado diácono em julho de 2022 e atualmente mora no Convento São Francisco e é animador do Serviço Vocacional da Província (SAV).

O monge franciscano conta que em 2014 esteve pela primeira vez no Espírito Santo, e que já ouvia falar do Convento da Penha enquanto desenvolvia atividades franciscanas em Santa Catarina.

Carregando...

Indagado sobre a Festa da Penha, Frei Gabriel afirmou que a celebração é um legado de grande responsabilidade, e que a expectativa é de que o evento seja bem organizado.

"É uma grande responsabilidade organizar a Festa da Penha, que é um legado do Frei Pedro Palácios, que construiu o Convento. A perspectiva é que continuemos a realizar uma festa bem organizada, para que a celebração continue sendo esse momento extraordinário de fé", indicou.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A 454ª edição da Festa da Penha, realizada em 2024, contou com nove dias de homenagens à Padroeira do Espírito Santo, com 50 missas, 10 atrações e mais de 10 romarias para mais de 2,5 milhões de participantes.

"O guardião tem a responsabilidade de animar a fraternidade"

Foto: Foto: Frei Augusto Luiz Gabriel

Frei Gabriel apontou que o guardião do Convento da Penha tem a responsabilidade de animar e organizar a vida do mosteiro, além de verificar as atividades rotineiras e observar como estão os outros freis franciscanos.

"O guardião é aquele que tem responsabilidade de animar e organizar a fraternidade, verificar que tudo anda bem no dia a dia, e observar os irmãos franciscanos nas dificuldades e nas alegrias, além de promover momentos de reflexão e reuniões internas na casa. Claro, ele pode dividir essas funções entre os freis da casa", explicou.

A fraternidade franciscana do Convento da Penha será composta, em 2025, pelos freis Gabriel Dellandrea, Claudino Dalmago, que está sendo transferido junto com o novo guardião, Paulo César Ferreira da Silva, atual vigário ou vice-guardião do Convento, Pedro Engel, Robson de Castro Guimarães e Jorge Lazaro de Souza.

Frei Gabriel afirmou também que encontrou no Convento da Penha o lugar favorito do Estado, e que se sente acolhido no Espírito Santo.

"O lugar que eu mais gosto no Espírito Santo é o Convento da Penha. Sempre foi uma grande alegria poder visitar as terras capixabas, pois é um Estado repleto de natureza exuberante. Logo que chegamos ao Espírito Santo, nos sentimos acolhidos", disse.  
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.