/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Fenômeno raro: alinhamento total dos planetas vai acontecer em fevereiro

Sete planetas do sistema solar estarão alinhados e poderão ser vistos do Brasil

Enzo Bicalho Assis *Estagiário

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: divulgação/freepik
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um fenômeno raro envolvendo sete dos oito planetas do nosso sistema solar vai acontecer em 2025. No dia 28 de fevereiro do ano que vem, os sete planetas do sistema solar além da Terra estarão alinhados e poderão ser vistos do Brasil.

O alinhamento planetário é quando os astros estão no mesmo campo de visão, podendo ser vistos ao mesmo tempo. Em 2025, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estarão alinhados e à vista ao mesmo tempo.

LEIA TAMBÉM:

Qual é a qualidade do ar na Grande Vitória? Saiba como monitorar

Cidade do ES registra a 3ª maior temperatura do país; veja previsão para esta terça

Temporal em Castelo: portão cai e atinge carro após chuva forte

O fenômeno, conhecido como alinhamento total, poderá ser visto de diferentes regiões do planeta, inclusive o Brasil. Os melhores momentos para visualização são ao entardecer e ao amanhecer.

Mas nem todos os planetas poderão ser vistos a olho nu. Apenas cinco dos sete vão estar à vista sem ajuda de equipamento: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno. Por serem os mais distantes do sistema solar, Urano e Netuno só serão vistos através de binóculos ou telescópios newtonianos, refletores ou dobsonianos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A visualização do fenômeno também depende de outros fatores, como o clima e a poluição do ar. Lugares abertos, sem obstáculos como prédios e árvores altas, e com o ar mais limpo, com pouca poluição e nuvens, facilitam a observação.

Carregando...

O que é o alinhamento total dos planetas?

O alinhamento total é quando todos os planetas do sistema solar estão alinhados na perspectiva de um observador da Terra. Eles não necessariamente se posicionam em uma linha reta, mas todos aparecem ao mesmo tempo no céu. A última vez que isso ocorreu foi em 2022.

Quando o fenômeno ocorrer, em fevereiro do ano que vem, Saturno e Mercúrio estarão visíveis no horizonte oeste. Vênus vai aparecer na constelação de Aquário. Urano e Netuno estarão entre Touro e Peixes e só poderão ser vistos com telescópio. Júpiter (em Plêiades) e Marte (em Gêmeos) serão os de mais fácil visualização.

Outros alinhamentos

Em 2025, outros dois alinhamentos menores também poderão ser vistos. No dia 15 de abril, ocorrerá um alinhamento com quatro planetas. Já no dia 11 de agosto, haverá um alinhamento matinal de seis planetas.

*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.