/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
"Elefante Branco"

Após 10 anos, Ufes terá um novo teatro com retomada de obras em 2025

Com capacidade para 320 pessoas, o teatro do Centro de Artes enfrenta há mais de dez anos dificuldade para ter a construção concluída

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pode ganhar, enfim, um novo espaço cultural em breve. Isso porque o teatro do Centro de Artes no campus de Goiabeiras, em Vitória, deve ter as obras retomadas em 2025.

Com capacidade para 320 pessoas, o teatro enfrenta problemas para sair do papel há mais de dez anos. A empresa que iniciou a construção não conseguiu concluir a obra. Outra companhia assumiu o serviço e também não o finalizou. 

Em 2023, um edital para retomada da construção chegou a ser publicado, mas nenhuma das 12 empresas que manifestaram interesse cumpriram as exigências previstas. 

Atualmente, quem passa pela Avenida Fernando Ferrari vê a edificação ainda em tijolos. A expectativa para que o cenário mude é grande.

Com investimentos de R$ 5,4 milhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, um novo edital foi aberto para a retomada da obra.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Dez empresas demonstraram interesse. A primeira colocada no processo de licitação tem até a próxima semana para apresentar a documentação. 

A previsão é que a obra seja retomada no início de 2025 e dure 12 meses. A empresa contratada deverá finalizar a construção da parte externa e interna. 

"A nossa expectativa é ter mais um aparelho cultural que atenderá as demandas do Centro de Artes, da universidade e também da comunidade externa", destacou a diretora do departamento, professora Larissa Fabrício Zanin.

Obra faz parte do novo PAC

Os investimentos, anunciados em junho de 2024, são para a instalação dos novos campi e para a retomada de obras e consolidação dos projetos de estruturação da rede federal de ensino. 

Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória
Thiago Soares/Folha Vitória

Dessa forma, o novo PAC voltado às universidades, oferta mais assistência estudantil com a construção de novos refeitórios, moradias, centros de referência e de convivência, segundo o governo federal.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.