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VÍDEO | Vitória lança edital de obras para reduzir gargalos no trânsito

Dentre as novidades estão a criação de um novo acesso à Ilha do Boi e obras no entorno da Praça do Cauê, com atenuação das curvas para melhorar a fluidez

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
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Foto: Divulgação/PMV
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A Prefeitura de Vitória lançou na tarde desta quarta-feira (6) o edital de contratação de empresa ou consórcio para realização de obras viárias na região conhecida como Regional 5, que abrange os bairros de Praia do Canto, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Praia do Suá, Enseada do Suá e Santa Helena

Dentre as novidades estão a criação de um novo acesso para a Ilha do Boi e obras no entorno da Praça do Cauê, com atenuação das curvas para melhorar a fluidez do tráfego de veículos.

As intervenções vêm sendo discutidas com os líderes comunitários de todos os bairros há cerca de 10 anos e, ao todo, serão investidos R$ 44.423.069, sendo R$ 14 milhões de recursos próprios da prefeitura para viabilizar as reformas. 

De acordo com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), a empresa selecionada deve ser anunciada em janeiro de 2024, e as obras terão início no primeiro semestre do mesmo ano. O prazo para a conclusão é de 360 dias. 

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A ideia das obras é desafogar o trânsito nas principais vias dos bairros e no acesso à Terceira Ponte. Foram propostas alterações em 21 trechos de diversas avenidas nos bairros. 

Confira o vídeo com o projeto completo:

As obras serão focadas em abertura de novas entradas e saídas dos bairros, mudança de sentido de vias, deslocamento de baias de ônibus e estão centralizadas principalmente nas avenidas Saturnino de Brito, Americo Buaiz, Desembargador Santos Neves e Nossa Senhora dos Navegantes. 

Também haverá intervenções nas ruas Clóvis Machado, João Batista Parra, Almirante Soído e Duckla de Aguiar. 

"Nosso objetivo é diminuir o tempo de deslocamento, trazer qualidade para o motorista, para os pedestres, e para que não haja dúvidas no trânsito. Diminuir o conflito entre motoristas, diminuir o conflito entre motoristas e pedestres, e fazer com que o trânsito seja mais humano, e claro, para que todos tenham condição de chegar e sair mais rapidamente ao seu destino", afirmou Pazolini. 

Dentre as novidades está a intervenção na Praça do Cauê, em Santa Helena, para facilitar que os veículos possam fazer o contorno pelo local e acessar a Reta da Penha com melhor fluidez no trânsito, o que não ocorre hoje, uma vez que a praça é cercada de curvas íngremes. Ali, haverá o fechamento do acesso para a Rua Almirante Soído, invertendo o sentido da rua. 

Ainda na Praça do Cauê, uma das intenções da prefeitura é acertar os raios da praça e reurbanizar a calçada. Isso significa que o traçado das curvas seria atenuado, para melhorar o tráfego na região. 

No mesmo bairro, a Rua Duckla de Aguiar será revertida em mão única, com quatro faixas de acesso para a Terceira Ponte. 

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Já a Avenida Desembargador Santos Neves será transformada para garantir que três faixas entrem na Rua Duckla de Aguiar e outras três tenham acesso à Reta da Penha. 

Na Enseada do Suá, a Rua Clóvis Machado, que dá acesso à Terceira Ponte pela Avenida Beira-Mar, terá mão dupla. Além das três faixas existentes no sentido Ponte,  será aberta uma quarta faixa no sentido contrário. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
A Ilha do Boi ganhará um novo acesso com as intervenções

Na região da Terceira Ponte, a Avenida Marília Rezende Scarton, na parte de baixo da ponte, terá seu sentido invertido, o que vai criar uma nova saída para a Ilha do Boi. 

Na Praia do Canto, a intenção é implantar novas baias de ônibus em locais como a Praça dos Namorados e a adição de uma faixa extra na Avenida Moacyr Ávidos. Também haverá uma nova faixa de acesso à rua Celso Calmon. 

Além disso, haverá novas entradas para a Ilha do Boi, pelas ruas Humberto Martins de Paula e pela Rua Dr. José Alexandre Buaiz. 

Veja o planejamento completo por ruas

Desembargador Santos Neves e Duckla de Aguiar

- Fechar o acesso para a Rua Almirante Soído pela Praça do Cauê, invertendo o sentido da rua. 
- Transformar a Rua Duckla de Aguiar em mão única com quatro faixas de acesso à Terceira Ponte. 
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- Transformar a Avenida Desembargador Santos Neves garantindo que três faixas entrem na Rua Duckla de Aguia e outras três na Reta da Penha.
- Permitir o acesso de três faixas da Avenida Desembargador Santos Neves para a Reta da Penha. 

Praça do Cauê

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
- Implantar semáforo para a passagem de pedestres 
- Acertar os raios da Praça do Cauê e reurbanizar a calçada

Eurico Aguiar e Almirante Soído 

- Fechar o acesso para a rua Almirante Soído pela rua Alaor de Queirós, invertendo o sentido da via. 
- Retirar a rotatória existente entre a rua Eurico de Aguiar e Rua Almirante Soído 

Avenida Humberto de Paula e Avenida José Miranda 

- Fechar o acesso para a rua Almirante Soído pela Praça do Caue, invertendo o sentido da rua. 

Avenida José Miranda, Marília Scarton e Victor Civitá 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
- Transformar a Rua José Miranda em mão dupla 
- Acertar rotatória existente
- Rua Marília Scarton será mão única até entrada de Enseadinha, dali em diante, será mão dupla 
- Rua Victor Civitá será mão única
- Acertar a geometria embaixo da ponte 

Avenida João Batista Parra e Rua Clóvis Machado

- Criar mão saindo da Rua Clóvis Machado e permitir somente o acesso de ônibus, motos e ambulâncias pela Avenida Navegantes. 
- Transformar a Rua João Batista Parras em mão única com três faixas com acesso à Terceira Ponte. 
- Abrir uma entrada para Avenida João Batista Parras pela Navegantes. 

Praia do Canto, Ilha do Frade e Avenida Saturnino de Brito 

Foto: Divulgação
- Criar baia de ônibus na Praça dos Namorados
- Criar nova faixa para acesso à rua Celso Calmon
- Criar baia de ônibus na Saturnino de Brito
- Criar nova faixa para acesso à rua Moacyr Ávidos. 




 

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