/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Saiba como está a estrutura das praias de Vila Velha, Serra e Vitória para o verão

Prefeituras reforçaram equipes de limpeza e devem contratar mais guarda-vidas. Além disso, chuveiros e banheiros químicos estão sendo disponibilizados

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Com as temperaturas mais altas e o calor pocando, as praias se tornaram endereço certo de muitas famílias, principalmente nos finais de semana. Para dar conta da alta demanda de banhistas, a infraestrutura nas orlas precisa estar em dia. Em Vila Velha, Serra e Vitória, essas ações já estão sendo implementadas.

Em Vila Velha, a prefeitura disponibilizou 48 chuveiros e 40 banheiros químicos, que estão espalhados pelos 32 quilômetros de orla, além de 138 guarda-vidas de serviço. 

Ainda de acordo com a prefeitura, algumas medidas de verão precisaram ser intensificadas, como o aumento do contingente de profissionais de limpeza das praias, que subiu de 30 para 110. 

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Durante a semana, somente da areia são retiradas cerca de 4 toneladas de lixo, e aos fins de semana, 10 toneladas são retiradas, o que quase iguala os percentual no período de alta temporada, segundo a prefeitura. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A ideia, de acordo com o secretário de Serviços do município, Raphael do Nascimento, é aumentar o número de banheiros e chuveiros na orla durante o verão. 

"Estamos fazendo uma solicitação de aumentar o nosso quantitativo de chuveiro na nossa extensão de orla, mas no verão vamos estar com banheiros e chuveiros funcionando", disse. 

Apesar do número de chuveiros instalados na orla, alguns banhistas relatam que alguns não funcionam bem. Segundo a estudante Gabriela Hintz, é necessário instalar mais duchas. Apesar disso, ela elogia a ação dos guarda-vidas. 

"Em relação aos chuveiros, vejo poucos, alguns nem funcionam. A questão dos guarda-vidas, tenho visto com frequência, o que é muito bom, principalmente nessa área da Praia de Itaparica, que tem muita onda e é um pouco perigoso", relatou. 

A também estudante Beatriz Avancini, relata que o calçadão da Praia da Costa está um pouco desgastado, mas que em Itaparica, a estrutura se encontra em boas condições. 

"Para o lado da Praia da Costa, o calçadão está um pouco desgastado, eu que corro, sempre escolho correr para cá, porque aqui o calçadão está muito bom, bem lisinho, perfeito", disse.

Ainda de acordo com a estudante, os reparos realizados na orla deixaram o ambiente mais bonito e acolhedor. 

"Eu estou aqui quase todo dia, então no geral é muito precioso estar aqui, muito bom, e recentemente fizeram várias mudanças. Trocaram os chuveiros, colocaram parquinhos". 

A prefeitura informou que faz reparos nos ladrilhos de calçados e nos pisos de concreto, também informou que vai instalar 50 novos bancos para o verão.

A Guarda Municipal de Vila Velha informou que intensificou as patrulhas ostensivas desde a Praia da Costa até a Ponta da Fruta. 

Vitória

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na Capital, as melhorias para o verão devem ser concluídas até o mês de janeiro, de acordo com o subsecretário de Serviços, João Vicente Portella. Algumas medidas, no entanto, já estão a pleno vapor.

Espalhados pelas orlas de Vitória estão 28 chuveiros para atender aos banhistas e turistas que devem desembarcar na capital com a chegada do verão. Há também, o planejamento da instalação de mais 200 lixeiras em toda a extensão de areia das praias. 

Além disso, a equipe da limpeza está maior neste período do ano. Trabalhando nas praias estão 150 profissionais, número três vezes maior do que o contingente comum. 

"A limpeza nas praias é feita todos os dias e no verão tem um acréscimo de 100 homens para trabalhar full time nas praias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, e na parte noturna também. Adicionamos 200 lixeiras na praia para que a população consiga descartar seu resíduo de forma adequada", afirmou o subsecretário. 

No mês de janeiro, o efetivo de guarda-vidas também deve dobrar, de acordo com a prefeitura. Atualmente, são 45 profissionais, e a previsão é de que até o início do ano que vem, outros 45 sejam contratados. 

E é nesse ponto que banhistas precisam se precaver, uma vez que as praias de Guarderia e Curva da Jurema, por exemplo, que aparentam ser tranquilas, podem ser perigosas para pessoas desavisadas, como informa o guarda-vida Guilherme Santos Maciel

"É uma praia tranquila aparentemente, mas é muito funda, então passando da boia já dá entre 6, 7 metros de profundidade. Engana bastante para quem pensa que é uma praia tranquila, sem correnteza, mas é muito funda", alertou.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

De acordo com a prefeitura, somente nas praias de Guarderia e Curva da Jurema estão oito postos base de guarda-vidas, até o fim do verão, a intenção é ampliar o número para 18 em toda a capital. 

Leia Também: Fotojornalista do Folha Vitória terá foto de baleia-jubarte exposta na Serra

Apesar das melhorias, ainda há o que ser feito. Para utilizar o banheiro nas praias, por exemplo, ainda é preciso ir a um quiosque, que geralmente, libera o uso apenas para clientes. 

A prefeitura afirmou que pretende instalar 30 banheiros químicos nas orlas de Vitória até o fim do verão. Além disso, a revitalização da Curva da Jurema tem conclusão prevista para o fim de dezembro. 

Para encarar o verão, alguns frequentadores pedem que as praias estejam um pouco mais limpas, como é o caso da autônoma Andrelly Buback

"Está um pouco suja a água, eu vi sacola de plástico, embalagens, está muito suja a orla. Sei que é complicado manter limpo, a sociedade tem que ajudar, mas tem que ter essa limpeza", disse. 

Apesar disso, há quem elogie o trabalho de coleta de lixo na areia, como o aposentado Albino Toniato Neto

"A coleta dos recicláveis eles fazem constantemente, dizer que não tem lixo na areia é até mentira, mas que eles fazem a prevenção, eles fazem", afirmou.  

Serra

Foto: viagensecaminhos.com

Na Serra, a preocupação com a limpeza também começou cedo. De acordo com o secretário de Serviços do município, Enivaldo Dias, o contingente de profissionais de limpeza das praias atualmente é de 50. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

A intenção da prefeitura, de acordo com ele, é que até a chegada do verão, no próximo dia 22, o número de profissionais dobre, chegando a 100 pessoas trabalhando nas areias. 

"Visto o grande fluxo que já chegou às praias, a gente já aumentou o nosso quantitativo de pessoal e os funcionários da nossa zeladoria já estão nas ruas trabalhando todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, esse contingente aumentou para 50 funcionários. A gente pretende a partir do dia 22 de dezembro, com a chegada de verão, aumentar para 100 funcionários, afirmou o secretário. 

Outra promessa da administração é a contratação de novos guarda-vidas para as praias. A intenção é admitir mais 25 profissionais e ampliar o contingente de pessoal para 93 salva-vidas nas praias do município. 

O edital de contratação dos profissionais ainda não foi publicado e não há uma previsão de divulgação, mas espera-se que a publicação aconteça até o início do verão. 

Leia Também: VÍDEO | Chuva de granizo causa estragos em Domingos Martins

Também há a garantia da instalação de 100 novos postes e 40 novos refletores em Jacaraípe, para iluminar a praia e o calçadão. De acordo com o secretário, a intenção é trazer os equipamentos para mais perto da areia, para garantir segurança aos frequentadores.

A grande reclamação de frequentadores das praias de Manguinhos e Bicanga, principalmente, é a falta de chuveiros. Em Bicanga, por exemplo, não há um chuveiro instalado, apenas parte de uma estrutura, e em Manguinhos, há apenas um em funcionamento

"Tem outros dois além desse, mas os outros não funcionam e eu acho que eles deviam ser mais bem estruturados, porque esse cano exposto não condiz com o lugar", relatou o pescador Paulo Vitor Teixeira
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

De acordo com o secretário, novos chuveiros serão instalados, alguns, inclusive, já estão prontos, mas precisam ser ligados à rede de água do município. 

"Hoje temos em torno de 20 ao longo da extensão de todo o litoral da cidade, e a gente pretende também aumentar, começando por Balneário de Carapebus, onde falta somente a ligação de água por parte da companhia".

Além disso, a prefeitura informou que haverá instalação de 60 novos banheiros químicos em toda a orla do município durante o verão. 

Também de acordo com a prefeitura, haverá quatro novas linhas de ônibus para atender a população durante o verão, todas com saída do Terminal de Jacaraípe. 

*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record 

Leia Também: Radares da Rodovia das Paneleiras estão sendo reinstalados, diz DER

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.