/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Doctum anuncia que a partir de 2024 só vai ofertar cursos EAD em Vitória

A informação foi repassada por e-mail a alunos e funcionários da unidade em Vitória no último dia 4 de dezembro

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Rede Doctum
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A rede de ensino Doctum anunciou que, a partir de 2024, os cursos oferecidos pela universidade serão realizados pelo método de Ensino À Distância (EAD) em Vitória e que a unidade na Capital terá suas atividades presenciais e semipresenciais descontinuadas. 

A informação foi repassada por e-mail a alunos e funcionários da unidade em Vitória no último dia 4 de dezembro. No aviso, a rede informa que o atendimento na unidade segue até o dia 30 de dezembro e que a partir de 2024, todos os atendimentos presenciais serão feitos na unidade da Serra. 

No e-mail, a rede se compromete a entregar a documentação necessária para transferência de alunos presenciais para outras unidades e facilitar este processo aos interessados. 

Uma aluna  da unidade, que cursa Arquitetura e Urbanismo, relatou preocupação, uma vez que o curso não será oferecido em demais unidades da rede de ensino. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com ela, a notícia pegou os alunos de surpresa, uma vez que muitos deles se encontram na reta final para a conclusão do curso. 

"A unidade vai fechar e alguns cursos vão migrar para as unidades de Serra e Vila Velha, mas não vai ter mais o curso de arquitetura em nenhuma unidade. O problema é que quem está se formando, não consegue transferência, porque não costumam aceitar alunos que estão quase se formando", disse. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram! 

Foto: Reproducao/ Arquivo Pessoal
E-mail enviados a alunos da Rede Doctum

A aluna contou que o comunicado chegou por volta de 19h e que, no momento em que recebeu a notícia, se preparava para apresentar um projeto com outros estudantes. 

De acordo com a aluna, no último dia 8, a Doctum entrou em contato para informar que alunos do nono e décimo períodos do curso poderão continuar na universidade até a formatura. 

Segundo a estudante, a solução encontrada pela rede de ensino foi conectar os alunos a aulas EAD que serão ministradas por professores de Minas Gerais. 

O que diz a Doctum 

A coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Rede Doctum foi procurada para comentar sobre a extinção do curso na rede de ensino e, auxiliada pela direção da universidade, confirmou as mudanças. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

De acordo com a universidade, as atividades da unidade continuarão para cursos na modalidade EAD. E que foi permitida aos alunos dos períodos finais de Arquitetura a conclusão do curso na própria instituição. 

Além disso, a Doctum afirma que os alunos não perdem o que já cursaram e receberão a documentação para transferência interna ou para outras instituições de ensino. 

"Os alunos não perdem o que cursaram. Receberão toda documentação com histórico de aproveitamento acadêmico e poderão dar continuidade nos seus cursos na própria Instituição – quando for possível a transferência interna – ou em outra IES. No caso dos alunos que estão em períodos finais do curso, foi dada a possibilidade de continuidade dos mesmos para conclusão e formatura na própria Instituição."

A universidade confirmou que o curso de Arquitetura e Urbanismo não será mais oferecido em unidades capixabas, apenas nas sedes que se encontram em Minas Gerais. 

De acordo com a Doctum, o corpo docente do curso contava apenas com três professores e 21 alunos. 

"Quantitativo esse (de alunos e de professores) considerado baixo para manutenção da turma de forma sustentável, mesmo assim, a Doctum flexibilizou a continuidade dos períodos para facilitar a conclusão daqueles que se encontram na reta final."
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A universidade afirmou ainda que após a conclusão do calendário acadêmico de 2023, os professores que não serão reaproveitados receberão o aviso prévio indenizado conforme previsto em lei.

Leia Também: Fim do pedágio: cabines serão demolidas na 3ª Ponte e Rodovia do Sol

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.