Dino (divulgador de notícias)

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Cresce o interesse pelo veganismo no Brasil

Buscas pelas palavras “vegano” e “vegetariano” no Google crescem desde 2014; empresário do ramo alimentício vê mudança de hábitos se refletindo no mercado

Dino - Divulgador de Noticias
audima
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Foto: Divulgação/DINO
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Segundo levantamento divulgado pela Folha de S.Paulo, o interesse pelo veganismo está em crescimento no Brasil desde 2014. O veganismo é um movimento e estilo de vida que tem como base eliminar o consumo de produtos de origem animal, incluindo alimentos, cosméticos e vestuário. As informações foram coletadas na plataforma Google Trends, que indica que as buscas pelas palavras "vegano" e "vegetariano" começaram a crescer em 2014 e não pararam de aumentar desde então.

Os dados indicam ainda que o interesse cresceu ainda mais no período de auge da pandemia de Covid-19. O interesse pelo veganismo tem crescido mundialmente também, sendo que as buscas pelo termo em inglês "vegan" começaram a crescer um ano antes, em 2013.

O primeiro recorde de buscas desde o início da série histórica do Google Trends foi em março de 2019. De maio a agosto de 2020 a busca pelo termo "vegano" quebrou novo recorde, alcançando então o maior volume de pesquisas desde 2004.

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Marco Vezzani, CEO da Zini Alimentos, aponta que esse crescimento do interesse “reflete uma mudança significativa nos hábitos de consumo” dos brasileiros. “O mercado tem se adaptado a este fenômeno com um aumento na variedade e disponibilidade de produtos veganos. A inovação em produtos e a melhoria na cadeia de suprimentos têm sido essenciais para atender às expectativas dos consumidores, tanto em termos de qualidade quanto de acessibilidade”, diz o empreendedor.

Inclusive, o maior crescimento do interesse pelo veganismo durante a pandemia pode estar relacionado a maior mudança de hábitos, sugere a reportagem. O texto cita o relatório da consultoria Mintel, de 2020, que apontou que 25% dos jovens britânicos da geração Millenial diziam se sentir mais atraídos pela dieta vegana por conta da Covid-19.

Vezzani explica que isso está relacionado com as preocupações globais com saúde e sustentabilidade, tornadas mais populares durante o período da pandemia. “Mas, acredito firmemente que o veganismo é mais do que uma tendência passageira, é uma mudança de paradigmas que deve continuar a crescer nos próximos anos”, aponta ele.

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Um estudo recente da USP (Universidade de São Paulo), divulgado pelo UOL em agosto, mostrou que pessoas que seguem a dieta vegana têm baixa prevalência de comportamentos alimentares disfuncionais. Dos 971 indivíduos participantes da pesquisa, apenas 0,6% apresentaram sintomas de transtornos alimentares. A pesquisa foi feita em resposta a uma ligação feita frequentemente entre o veganismo e distúrbios alimentares associados a dietas restritivas.

Vezzani aponta que a divulgação de pesquisas como essa fazem parte, também, das ações do mercado em relação ao aumento do interesse pelo veganismo. “A educação e a conscientização do consumidor também são fundamentais. Devemos nos esforçar para informar os consumidores sobre os benefícios dessa dieta, tanto para a saúde pessoal quanto para o meio ambiente”, diz Vezzani.

Segundo dados da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se essa classificação viesse indicada na embalagem. “A informação clara é muito importante para o consumidor, e a expansão de parcerias estratégicas aliada à exploração de novos canais de distribuição, incluindo o e-commerce, pode ajudar a tornar os produtos veganos mais acessíveis a um público mais amplo”, finaliza Vezzani.

Para saber mais, basta acessar: http://www.zini.com.br 

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