Chuva diminui e ponte e estradas são liberadas em Nova Venécia
A ponte havia sido interditada na tarde de segunda-feira (19), pela Polícia Militar, devido ao aumento no nível do Rio Cricaré, que chegou a 3,08 metros
Foi liberada, na manhã desta terça-feira (20), a ponte Cristiano Dias Lopes, no Centro de Nova Venécia, na região Noroeste do Espírito Santo. O local está liberado tanto para passagem de veículos, quanto para pedestres.
A ponte havia sido interditada na tarde desta segunda-feira (19), pela Polícia Militar, devido ao aumento no nível do Rio Cricaré, que chegou a 3,08 metros, passando do limite da cota e atingindo a viga transversal que sustenta a estrutura.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Na manhã desta terça, o nível do rio já havia baixado quase um metro, em relação ao dia anterior.
Também já foi liberada a rodovia estadual ES-381, na saída de Nova Venécia para São Mateus, na altura do antigo matadouro de Nova Venécia. A pista estava interditada após a queda de uma barreira.
Outra rodovia liberada é a ES-137, que liga Nova Venécia a São Gabriel da Palha, que também havia sido interditada por deslizamento de terra e queda de árvores na estrada.
Barragens rompidas
Um levantamento prévio, feito pela Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia, estima que, ao menos, 15 barragens se romperam no município, entre o último domingo (18) e esta segunda-feira (19), devido às chuvas. O número pode ser ainda maior, já que a pasta ainda não concluiu os levantamentos.
De acordo com o secretário Bruno Pilon Bastianello, a situação ainda é preocupante, já que algumas barragens estão com a cota de água acima do limite de segurança e apresentam riscos de rompimento.
Outra preocupação é em relação ao tempo. Institutos meteorológicos apontam que não haverá chuva volumosa nesta terça-feira. Porém, a partir desta quarta-feira (21), deve chegar volume considerável de chuva na região.
“Seguimos com os alertas aos nossos produtores rurais para que tenham atenção em relação à vazão de água de suas barragens. O momento é de abrir os vertedouros e monges e deixar essa água vazar porque quando uma barragem estoura pode ocasionar um efeito cascata, como vimos esses dias. Nesse momento é preciso olhar a vida das pessoas. Ainda temos previsão de chuva para nossa região nos próximos dias”, afirma Bruno Bastianello.
Chuva já deixa mais de 1,4 mil pessoas fora de casa no ES
As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo já vem causando transtornos, deslizamentos e interdições. Com isso, de acordo com a Defesa Civil Estadual, um total de 1.462 pessoas estão fora de suas casas em quatro municípios capixabas.
A situação mais crítica ocorre em São Mateus. Na cidade, segundo a Defesa Civil, 1.245 pessoas estão desalojadas e outras 194 desabrigadas. Elas precisaram sair de casa em decorrência a deslizamentos e alagamentos na cidade.
Em Pedro Canário, 17 pessoas estão desalojadas; em Água Doce do Norte, são dois desabrigados e encaminhados para o aluguel social. Em Mimoso do Sul, quatro pessoas estão abrigadas na Escola Monteiro da Silva.
*Com informações de Diego Feitosa, da Rede Nova Onda