/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Gripe no ES: pacientes reclamam de filas e demora no atendimento nos PAs da Grande Vitória

Com aumento no número de pessoas com sintomas gripais, os Pronto Atendimentos da Grande Vitória têm registrado filas e demora no atendimento

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Leitor/whatsapp
UPA de Serra Sede, na Serra
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Quem procurou os Pronto Atendimentos (PAs) da Grande Vitória neste domingo (26) teve que ter paciência. Diversos são os relatos de pacientes que buscaram atendimento médico nas unidades e precisaram esperar por horas. 

As imagens foram enviadas a equipe de Jornalismo da Rede Vitória. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra Sede, na Serra, uma mulher desmaiou durante a tarde quando esperava por atendimento.

A Secretaria de Saúde do município informou que nenhum paciente em estado grave fica aguardando atendimento. A paciente que desmaiou recebeu atendimento e medicação. 

Ainda de acordo com a secretaria, as unidades saúde da Serra estão com reforço na equipe em virtude do aumento da procura por casos de gripe.

Foto: Fábio Gabriel/ TV Vitória

Em Vitória, também houve relatos de demora no PA da Praia do Suá e de São Pedro. 

A Secretaria de Saúde da Capital informou que a procura por atendimento de pessoas com sintomas gripais nos serviços de saúde continua grande.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Neste domingo (26), até as 18h40, 389 pessoas foram atendidas no PA de São Pedro com queixas de síndrome respiratória. O número registrado em 12 horas é equivalente a média de uma semana.

A orientação é para que as pessoas que apresentem sintomas gripais como febre baixa, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça procurarem uma unidade de saúde a partir desta segunda-feira. A recomendação é para que as pessoas só busque atendimento nos PAs de Vitória em casos mais graves. 

LEIA TAMBÉM: ES confirma epidemia de gripe e pede que população evite procurar PAs e UPAs

A secretaria explicou que os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade do caso e não por ordem de chegada. Dessa forma, aqueles que buscam atendimento no PA e são classificados como verde (sem urgência) podem aguardar o atendimento por um período maior.

Além do atendimento presencial, a Semus também está disponibilizando o teleatendimento, que pode ser agendado pelo telefone 156. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira. 

Foto: Leitor Folha Vitória / Whatsapp
PA da Glória, em Vila Velha
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Em Vila Velha, a procura também foi grande neste domingo, o que, segundo pacientes, provocou demora no atendimento no PA da Glória. Quem buscava atendimento relatou que a prefeitura abriu o posto de saúde de Jaburuna para reforçar o atendimento.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a unidade de saúde do bairro Jaburuna está funcionando durante o ferido do Natal (sexta-feira, sábado e domingo) para reforçar o atendimento médico. A secretaria destacou, ainda, que o PA da Gloria está com a escala completa e com reforço de médicos, totalizando 14 profissionais.

LEIA TAMBÉM: ES tem duas mortes por gripe. Veja quais são os tipos de influenza e tire suas dúvidas

A prefeitura disse que houve uma estabilidade na procura pelo serviços de Pronto Atendimento. Segundo a gestão, os PAs da Glória, de Cobilândia e as 20 Unidades de Saúde do município estão preparados para o atendimento das síndromes gripais. O tempo de espera varia de acordo com o período do dia.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A espera dos atendimentos deste domingo, segundo a Secretaria de Saúde, está dentro do prazo estabelecido na classificação de risco de Manchester, que é de 2 horas para pacientes verde (sem gravidade). Assim como em Vitória, os pacientes são atendidos nos PA's de acordo com a gravidade do caso e não por ordem de chegada.

LEIA TAMBÉM: O vírus da gripe H3N2 é mais perigoso? Tire suas dúvidas

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV esteve nos PAs de Alto Lage, em Cariacica. O movimento no local também é grande neste domingo.

Foto: Fábio Gabriel/ TV Vitória
PA de Alto Lage, em Cariacica

A prefeitura de Cariacica foi procurada pela reportagem, mas até a publicação não houve retorno. O texto será atualizado quando recebermos um posicionamento.

LEIA TAMBÉM: Gripe e covid: veja como reduzir riscos para não ficar doente

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.