/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Epidemia de gripe: procura por atendimento quase dobrou no PA de São Pedro, em Vitória

Na última semana, foram realizados cerca de 730 atendimentos. Em abril, auge da pandemia no Espírito Santo, a média semanal foi de 400 atendimentos

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Prefeitura de Vitória/ Elizabeth Nader
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A procura por atendimento médico no Pronto Atendimento (PA) de São Pedro, em Vitória, registrou recorde na última semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados cerca de 730 atendimentos na unidade na semana passada. Em abril, auge da pandemia, a média foi de 400 por semana.

A quantidade de pessoas com síndrome respiratória apresentou aumento expressivo. Segundo a secretaria, nem durante a maior onda de covid-19 no Estado o PA registrou tanta procura por atendimentos.

LEIA TAMBÉM: Gripe no ES: pacientes reclamam de filas e demora no atendimento nos PAs da Grande Vitória

De acordo com a secretaria, até as 18h40 deste domingo (26), 389 pessoas já tinha foram atendidas na unidade com queixas de síndrome respiratória. O número registrado em 12 horas é equivalente a média de atendimentos em uma semana.

A secretária de Saúde da Capital, Thais Cohen, disse que a pasta contratou mais médicos e reforçou a escala médica para atender ao público, especialmente durante o feriado de Natal.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"O PA está funcionando com 13 médicos atendendo neste domingo, mas a demanda está muito acima da média normal. As equipes atuam com o objetivo de minimizar o tempo de espera. Somos solidários aos cidadãos que buscam as nossas unidades e estamos monitorando o tempo de espera, atuando para oferecer o melhor atendimento possível dentro do quadro que ora se apresenta", disse.

LEIA TAMBÉM: ES confirma epidemia de gripe e pede que população evite procurar PAs e UPAs

A secretaria destacou que o atual momento está fora da normalidade. "Essa é uma situação absolutamente fora da normalidade. Em 12 horas atendemos a quantidade de pacientes equivalente a uma semana devido ao aumento de casos de síndrome respiratória", frisou. 

Pacientes reclamam de filas nos PAs da Grande Vitória neste domingo

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra Sede, na Serra, uma mulher desmaiou durante a tarde quando esperava por atendimento.

A Secretaria de Saúde do município informou que nenhum paciente em estado grave fica aguardando atendimento. A paciente que desmaiou recebeu atendimento e medicação.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ainda de acordo com a secretaria, as unidades saúde da Serra estão com reforço na equipe em virtude do aumento da procura por casos de gripe.

Em Vila Velha, a procura também foi grande neste domingo, o que, segundo pacientes, provocou demora no atendimento no PA da Glória. Quem buscava atendimento relatou que a prefeitura abriu o posto de saúde de Jaburuna para reforçar o atendimento.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a unidade de saúde do bairro Jaburuna está funcionando durante o ferido do Natal (sexta-feira, sábado e domingo) para reforçar o atendimento médico. A secretaria destacou, ainda, que o PA da Gloria está com a escala completa e com reforço de médicos, totalizando 14 profissionais.

LEIA TAMBÉM:

>>  ES tem duas mortes por gripe. Veja quais são os tipos de influenza e tire suas dúvidas

>>  Gripe e covid: veja como reduzir riscos para não ficar doente

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.