/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Nuvem de gafanhotos pode chegar ao Brasil, alerta governo da Argentina

Os gafanhotos que compõem a nova nuvem não são da mesma espécie dos que chegaram a se aproximar do Brasil em agosto, para os quais uma emergência foi declarada, de acordo com profissionais argentinos

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: reprodução/ senasa
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasil tem alerta para chegada de uma nova nuvem gafanhotos. De acordo com o  governo da Argentina, a nova nuvem de gafanhotos se aproxima das cidades do Rio Grande do Sul. Na última sexta-feira, 27, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), órgão do governo argentino, relatou a presença dos gafanhotos nas cidades de Campo Viera e Itacaruaré, na província de Misiones, que faz fronteira com os municípios brasileiros de Rincão Vermelho e Porto Xavier. 

Até o momento, os insetos, que foram observados em três fazendas de Campo Viera e em uma em Itacaruaré, não causaram grandes prejuízos, atacando apenas algumas lavouras de erva-mate. Os gafanhotos que compõem a nova nuvem não são da mesma espécie dos que chegaram a se aproximar do Brasil em agosto, para os quais uma emergência foi declarada, de acordo com profissionais argentinos. Este novo tipo, conhecido como tucura, são principalmente do gênero Zoniopoda e da espécie Chromacris speciosa, que não costumam se deslocar a grandes distâncias. Isso pode evitar a entrada do grupo em território brasileiro.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ainda sim, técnicos brasileiros e do país vizinho estão monitorando a locomoção dos insetos e pedem para que os agricultores dos dois territórios comuniquem as autoridades em caso de qualquer novidade. 

*Com informações da JP

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.