/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Notícia de que Terra terá dias de escuridão em dezembro gera polêmica nas redes sociais

O site que publicou a versão em português em 2016 foi apontado pelo Google como um site com risco de vírus. Então não há com o que se preocupar

Redação Folha Vitória
audima
audima
A notícia de que a Terra terá dias de escuridão é falsa Foto: EBC
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma notícia que está circulando pela internet dizendo que a agência espacial norte-americana (Nasa) confirmou que a Terra terá seis dias de escuridão no mês de dezembro é falsa. 

O print está circulando nas redes Foto: Reprodução/ WhatsApp

De acordo com o texto reproduzido por vários sites e compartilhado recentemente nas redes sociais e no WhatsApp, a NASA teria confirmado que a Terra passará por 6 dias de escuridão entre os dias 16 a 22 de Dezembro. "O mundo continuará a existir durante esses dias, sem luz solar, devido a uma tempestade, que fará com que poeira e detritos espaciais tornem-se abundantes ao ponto de bloquearem 90% da luz solar". 

O texto diz que o chefe da NASA, Charles Bolden, fez o anúncio mas no site oficial da Nasa não há informações sobre o fato que está gerando dúvidas.

Apesar de o texto apontar que a Terra não terá grandes consequências, muitas pessoas prestaram relacionaram ao trecho da Bíblia que fala de dias de escuridão. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

No ano de 2014, o site Boatos desmentiu a história. Na época, a notícia surgiu no site Huzlers. Trata-se de uma página em inglês de notícias falsas, sendo que o boato teria sido publicado por esse site ainda em 2012.

Há outro detalhe: o site que publicou a versão em português de 2016 da história foi apontado pelo Google como um site com risco de vírus.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.